UNESCO recomenda incluir tablet e celular na sala de aula

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) formulou um guia online de acesso gratuito com 13 convincentes motivos para adotar dispositivos móveis como linha auxiliar na sala de aula. Dentre os motivos para usar tecnologia móvel na educação, estão a otimização do tempo de aula, mobilidade do aprendizado, troca de dicas e experiências entre alunos e educadores, personalização dos conteúdos aprendidos e feedbacks e avaliações imediatas.

A Escola Internacional de Alphaville, localizada em Barueri, na Grande São Paulo, é pioneira no Brasil ao agregar o uso do iPad 2 por 100% dos alunos em suas atividades pedagógicas: os 730 alunos utilizam, desde o início deste ano letivo de 2012, o aparelho e seus vários aplicativos educacionais no dia a dia dentro e fora das salas de aula. “Implantamos o Life@School Tablet Program e o que podemos perceber, é que os alunos estão lendo mais, pesquisando mais e interagindo mais”, afirma o gestor da instituição, Ricardo Chioccarello. “Hoje, eles já utilizam o tablet em mais de 20% do tempo diário de estudo como um complemento aos tradicionais livros, lousas e cadernos.”

Em 2014, cerca de 7% a mais de alunos utilizaram os tablets nas atividades pedagógicas da instituição. “Sempre acreditamos que, para dar certo, o projeto precisaria ser aplicado em toda a escola, e não fazer apenas um piloto com um grupo de alunos, como outras instituições optaram”, explica o gestor. Foram necessários três anos de muita pesquisa, estudos e visitas a escolas nos Estados Unidos e Austrália, entre outros países, para entender de maneira mais aprofundada os trabalhos semelhantes e criar um modelo próprio.

Cada aluno de Teens (Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano) e High School (Ensino Médio) têm seu próprio aparelho. Já para alunos de Kids (Educação Infantil) a Juniors 5 (Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano) a escola investiu na montagem de um Laboratório Móvel, equipado com 32 iPads, que são utilizados duas vezes por semana pelas crianças, mediante agendamento do professor. “O interesse e engajamento dos alunos frente às atividades propostas são nítidos”, diz a professora do Kids, Sheila Soares. O professor de inglês dos Juniors, Marcelo Felipe de Oliveira, destaca que a inovação trouxe uma nova percepção de conhecimento aos alunos. “As aulas com o iPad são dinâmicas e divertidas, e os alunos podem explorar recursos que ampliam sua bagagem cultural”.

No Colégio Mary Ward, o uso dos tablets é uma realidade desde 2013. A instituição investiu em iPads (12 unidades) e Smart Cases (12 unidades), que são utilizados no laboratório de informática pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I uma vez por semana. Para a professora de informática Eliane H. Sasaki, o uso dos dispositivos torna as matérias abordadas em sala de aula mais atrativas: “A interação com os aplicativos educativos possibilita o desenvolvimento de habilidades como a coordenação motora, além de contribuir no desenvolvimento de exercícios de raciocínio lógico, reflexão, e de atividades de integração, iniciativa e cooperação”, explica.

Ela reforça que os conteúdos nas aulas de Informática são integrados aos conteúdos ministrados em sala de aula, seja como reforço ou complemento. O uso do computador ou do iPad é definido pelo que melhor atende as necessidades para determinado conteúdo. Para isso, cada aparelho é voltado para uma faixa etária específica: o maternal utiliza apenas iPads, o Jardim e o Pré alternam o uso de tablets e computadores, enquanto os mais velhos utilizam os tablets esporadicamente.

Para conter a empolgação dos pequenos e tornar o uso dos aparelhos mais proveitoso, a professora estabelece uma rotina de aula com os estudantes e lembra que é preciso estar atenta ao que eles acessam. Para isso, acompanha de perto as atividades e aplica restrições de segurança para download.