Aplicativo permite guarda compartilhada de filhos mesmo para pais não separados

Embora a lei 13.058, recentemente aprovada pelo Congresso Nacional, estabeleça que a guarda compartilhada de filhos passa a ser a regra nos casos de separação, a verdade é que mesmo em famílias de pais não separados, ou seja, que estão casados ou vivem juntos, as questões relativas à educação dos filhos acabam ficando sempre aos cuidados de um dos cônjuges. Preocupações com a alimentação da criança na escola, a compra de fraldas, o acompanhamento do filho ao médico e a busca do material escolar quase sempre ficam aos cuidados da mãe, o que leva a uma situação de guarda não compartilhada mesmo para casais não separados. Mas o Schoolastic-app promete integrar os pais às questões de educação dos filhos: daqui para frente, as informações do dia a dia do filho na escola estarão disponíveis para mãe e pai diretamente no celular.

Segundo Luiz Fernando Orlandini, CEO da Youmobi, empresa que criou o Scholastic-app, essa solução nasceu de sua própria experiência como pai de filhos entre 19 e 3 anos:

“Passados 16 anos entre um filho e outro, percebi que estou vivenciando os mesmos problemas de comunicação com a escola do meu filho mais novo que eu tive com a escola do meu filho mais velho. Senti que essa relação poderia ser trazida para a modernidade por meio de um aplicativo para smartphones que integrasse as escolas e os pais das crianças, mesmo que estes estejam separados”, explica Orlandini.

Schoolastic-app – O aplicativo estabelece uma conexão direta entre o professor, a escola e os pais dos alunos. Todas as informações do dia a dia da criança vão deixar o papel das agendas e migrar para o smartphone dos pais, que podem acompanhar detalhes como alimentação, banho, necessidades fisiológicas, sono e até incidentes ou sintomas como febres ou doenças repentinas. Um aspecto importante do Schoolastic-app é que se a criança não chega à escola no horário usual, mensagens de alerta são disparadas para os smartphones do pai e da mãe perguntando se a criança não irá mesmo à escola. Esta solução eliminará de uma vez problemas como esquecimento de crianças em carros, um fenômeno inquietante e cada vez mais comum, que, via de regra, termina em tragédia.

Segundo Orlandini, uma vez adotado pela escola e liberado para os pais, o aplicativo vai integrar pai e mãe ao dia a dia do filho na escola, estejam eles vivendo juntos, casados, separados ou até mesmo vivendo em cidades diferentes:

“Com o aplicativo os pais estarão conectados ao filho e às suas atividades escolares, podendo inclusive acompanhar o uso de materiais como fraldas, alimentação, leite em pó ou cadernos, livros e lápis de cor. Estamos criando uma tecnologia que vai permitir a guarda e a educação compartilhada de crianças mesmo para pais não separados”, assinala Orlandini.

Mais do que um aplicativo que acompanha o dia a dia de uma criança, o Scholastic-app vai permitir o registro e arquivamento, com segurança, dos dados dos alunos, seja do ponto de vista de desempenho escolar ou mesmo sobre contextos comportamentais. Segundo Orlandini, esse registro de informações sobre os alunos vai permitir aos pais acesso a relatórios personalizados sobre características de qualificações das crianças, que podem orientar futuras opções de carreira:

“Hoje em dia não existe nenhum indicador objetivo da natureza e do perfil das crianças e as informações, por falta de registro, se perdem a cada vez que o aluno troca de escola ou de professor”, assinala Orlandini, acrescentando: “Com o Schoolastic-app, todas as informações captadas e gerenciadas sobre os alunos, que pertencem aos pais, poderão ser visualizadas por outras escolas participantes do sistema ou profissionais como psicólogos ou psicopedagogos, por exemplo, com o intuito sempre de beneficiar o aluno e de dar a ele acesso a oportunidades como bolsas de estudo no Brasil ou no exterior em função de suas qualificações.

Um aspecto importante da gestão das informações na plataforma Schoolastic-app é a segurança dos dados das escolas e dos alunos. Com o suporte da IBM, o aplicativo tem padrões de segurança da informação muito superiores aos utilizados pela maioria das escolas no Brasil, onde já se verificaram casos de violação de sistemas.

Sobre a Youmobi

A YouMobi é uma empresa de “inteligência de negócios”, aliando a capacidade de desenvolver negócios de alto valor agregado a amplos conhecimentos técnicos que integram microsserviços em Tecnologia da Informação, Telecomunicações, RFID e meios de pagamentos móveis, viabilizando ideias inovadoras. Com quase dois anos de atuação, a YouMobi desenvolveu uma estrutura de negócios orientada para tecnologias móveis, que está permitindo o lançamento de soluções como o Scholastic-app, que vai revolucionar o modo como Instituições de ensino, dos diferentes estágios educacionais, se comunicam com os pais dos alunos. Participante do programa IBM Global Entrepreneur, que apoia startups e empreendedores em iniciativas inovadoras, a YouMobi conta com um arsenal tecnológico de última geração, de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, para prover serviços com segurança e confiabil