Boneco de pano ajuda crianças na conscientização dos pais quanto à importância da sustentabilidade

No Colégio Mary Ward, personagem de livro infantil foi confeccionado para que alunos apliquem conteúdos desenvolvidos em sala de aula

Quem vê o pequeno boneco de pano que acompanha os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Mary Ward para casa a cada sexta-feira não imagina o poder de transformação que essa simples atividade exerce nos estudantes e em suas famílias.

Inspirado no personagem do livro “O Segredo de Antom”, que conta a história de um menino aventureiro em meio à natureza, o boneco acompanha a criança em casa durante os finais de semana e está presente em todos os registros fotográficos que a família faz ao tomar alguma atitude em benefício do meio ambiente.

Para a Prof. Quézia Martinelli, responsável por uma das turmas do 1º ano, a iniciativa transforma os pequenos em “fiscais”, o que torna a prática de ações sustentáveis um fator relevante na vida dos alunos desde pequenos, além de favorecer o desenvolvimento de conhecimentos sobre os recursos naturais e estimular a cidadania.

Após os dias em companhia com Antom, as crianças compartilham as dicas com os demais alunos e podem acessar as fotos dos colegas durante a aula de informática. O projeto desenvolve ainda a coordenação motora fina e o senso estético dos pequenos, já que duas vezes por semana eles completam o livro e adquirem novos conhecimentos.

Colégio Mary Ward

O Colégio Mary Ward é uma instituição que desenvolve seus trabalhos de educação há mais de 70 anos, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo.  Com uma infraestrutura diferenciada e instalações de alto padrão, a escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e tem como proposta pedagógica a formação de cidadãos que sejam agentes eficazes de transformação com a promoção de valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância.