NOVA: um curso sobre as tendências da educação contemporânea

O mundo mudou: a revolução digital impactou a forma como as pessoas se relacionam, fazem negócios, consomem e buscam aprender algo novo. Mas, e o sistema de educação? Está acompanhando essas mudanças?  Foi a partir desse questionamento que surgiu o NOVA, curso sobre tendências da educação contemporânea oferecido pela escola de atividades criativas, Perestroika, através do seu braço focado em processos de aprendizagem e disseminação de novas práticas educacionais, a Scholé.

Voltado para profissionais da educação, o NOVA vai falar dos diferentes modelos e percepções alinhados com os novos paradigmas. Entre os temas das aulas estão: contextualização do cenário pós-revolução digital; a descentralização da educação através da co-criação e das redes de aprendizagem; aprendizagem experiencial; tecnologia na aprendizagem; gamificação e Currículo Criativo.

Entre os professores do curso estão grandes nomes da “nova educação” ao redor do mundo. É o exemplo do espanhol, residente em Londres, Ricardo Dias, que faz parte do School Management Team e lidera a John Perryn School, que está entre as top 4 escolas com melhor desempenho do Reino Unido, contradizendo o fato de ela estar localizada em uma das regiões menos desenvolvidas da Grã-Bretanha. Dias, tem como objetivo de vida manter e elevar os padrões de desenvolvimento de programas de aprendizagem diferenciados e personalizados.

O grupo de professores fica completo com: Vinícius Machado, Sócio fundador da Carioteca, empresa com o propósito de fomentar comportamento colaborativo, estabelecendo novas formas de interação entre pessoas e empresas; André Gravatá, membro do coletivo Educ-ação e coautor do livro “Volta ao mundo em 13 escolas”; além de ser cofundador do Movimento Entusiasmo (ME), uma iniciativa que provoca transformações do centro de São Paulo por meio da educação; Michelle Sander, Diretora da Perestroika de Porto Alegre, sócia da Scholé e palestrante do TEDX; Marcio Boruchowski, fundador da Educare (plataforma de tutoria individualizada a distância) e do Hackademia (portal gratuito de disseminação de novas tecnologias educacionais); Augusto Gutierrez, que atua há mais de oito anos em projetos de inovação organizacional e desenvolvimento humano nos setores público, privado e social; e Flora Alves, sócia fundadora da SG, uma empresa de aprendizagem corporativa focada em performance, e autora do livro “Gamification – Como criar experiências de aprendizagem engajadoras”.

O NOVA já está com inscrições abertas e acontece nas unidades de Porto Alegre (de 8 de agosto a 12 de setembro), do Rio de Janeiro (de 15 de agosto a 13 de setembro), e de Belo Horizonte (4 de outubro a 15 de novembro). Informações completas e inscrições no site da Perestroika: www.perestroika.com.br.