julho 30, 2015

Na volta às aulas, veja como ajudar as crianças na hora de fazer a lição de casa

Publicidade

Convex – Banner de conteudo

Coordenadora do Colégio Marista de Maringá dá dicas para tornar esse momento prazeroso e produtivo 

O segundo semestre letivo recomeça em agosto na maioria das escolas e, com a volta às aulas, as crianças retomam seu compromisso diário de fazer a lição de casa. Para muitas famílias, este é um momento de estresse, com as crianças se recusando a realizar as tarefas e com os pais sem saber exatamente como agir.

A coordenadora pedagógica do Colégio Marista de Maringá, Olívia de Souza, explica que a lição de casa é uma atividade importante para a formação dos estudantes, que não deve acabar na porta da escola. “Além de fixar os conhecimentos, a tarefa também tem o objetivo de fazer o aluno exercitar sua própria autonomia. Por isso deve ser muito incentivada pelos pais”, defende.

Segundo Olívia, quando bem planejada, a tarefa de casa amplia o conhecimento e possibilita a consciência sobre o próprio progresso em relação ao conhecimento.

Ela orienta os pais a participarem da vida escolar dos seus filhos, fazendo leituras em conjunto, demonstrando curiosidade sobre os estudos realizados, ajudando a tirar dúvidas sem oferecer respostas, e orientando as pesquisas.

“O mais importante é que os pais não façam a lição por seus filhos, mesmo que os resultados da atividade não atendam às expectativas dos adultos”, explica. “O ideal é que os pais ajudem sem oferecer respostas prontas, deixando claro que a opção de não fazer a tarefa não existe”.

Confira abaixo algumas dicas da coordenadora para facilitar o momento da lição de casa:

– Estabeleça uma rotina em conjunto com a criança;

– Para  definir o horário de fazer a tarefa, perceba em qual momento do dia seu filho rende mais;

– Crie uma agenda com os afazeres do dia para não sobrecarregar a criança;

– Organize um espaço bem iluminado, arejado, com pouco barulho, e que favoreça a concentração, o envolvimento e o capricho;

– Ajude a esclarecer dúvidas do seu filho, mas não faça a tarefa por ele;

– Diante das dificuldades demonstradas pela criança, tente entender o porquê dessa dificuldade e estabeleça parceria com a escola para tentar identificar o problema;

– Pedir muita ajuda pode ser uma maneira de chamar atenção, fique atento!

– Os erros fazem parte do processo de aprendizagem. No lugar de repreensão, dê lugar à discussão e o pensar sobre ele.

A seguir, é possível assistir ao vídeo no qual a coordenadora pedagógica Olívia de Souza dá as dicas para o momento de fazer a lição de casa:

Sobre o Colégio Marista Maringá

Inspirado em valores sólidos e acompanhando as mudanças da sociedade, o Colégio Marista Maringá, parte do Grupo Marista, baseia-se na excelência de mais de 60 anos em Educação para formar agentes de transformação. Localizado na cidade de Maringá (PR), contribui no desenvolvimento de gerações de profissionais, líderes sociais, expoentes na política, nas ciências e nas artes. Seus 1.814 alunos dispõem de ampla infraestrutura e uma aprendizagem que inicia na Educação Infantil e se aprofunda ao longo dos Ensinos Fundamental e Médio. O compromisso com os resultados envolve preparação para todas as provas da vida. Outras informações, acesse: www.colegiosmaristas.com.br


Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br.

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.