A importância da participação da família na vida escolar das crianças

Por Vânia Lira

Sabemos que vivenciar a rotina de nossos filhos nem sempre é possível. São tantos compromissos e obrigações que, às vezes, participar de uma simples reunião escolar se torna um desafio e tanto. E nessa correria desenfreada, os momentos em família são reduzidos para poucas horas.

Calma, não sinta culpa por isso. O mais importante é ter qualidade nas relações, o que inclui, também, a participação na vida escolar das crianças. Para isso, a adaptação de horários e a busca por alternativas são caminhos possíveis para melhorar a convivência na família e com professores. Programar um passeio diferente no final de semana, participar das festas escolares e se fazer presente na realização de atividades educacionais (trabalhos e lição de casa), por exemplo, aproxima e ainda suscita segurança emocional entre pais e filhos.

Ainda, falando sobre o ambiente escolar, por exemplo, hoje, muitas escolas ampliaram o atendimento para após as 18h ou mesmo aos sábados, o que garante suporte em reuniões mensais e bimestrais. As propostas de festas e encontros entre pais e alunos, que acontecem nas instituições de ensino, são uma ótima oportunidade para se enturmar, criar amizades com outras pessoas que também vivem rotinas semelhantes e, assim, criar um grupo de amigos além dos muros da instituição. Antigamente os amigos se curtiam da infância até a vida adulta e isso é muito importante para estabelecer regras sociais, metas e apoio emocional.

Viver em sociedade significa trocar experiências, viver momentos de alegria e conquistas coletivas. Valores esses que iniciam dentro das salas de aula, em que as crianças aprendem a conviver, a dividir e somar seus conhecimentos. A escola tem o dever de ensinar e os pais de educar, somando os dois papeis, certamente haverá melhores possibilidades de êxito no futuro dos alunos e filhos. Pais e mães que participam da rotina escolar das crianças são bem vindos no processo ensino-aprendizagem.

Quando há alicerce familiar, todo e qualquer obstáculo se torna pequeno frente à fortaleza e coragem interior, pois a força surge de raízes semeadas com carinho e com o amparo daqueles que são exemplos e significam muito para a criança.

foto-Vânia2-miniaturaVânia Lira
é administradora de empresas e bacharel em direito. Atuou durante muitos anos como consultora empresarial na ACSP (Associação Comercial de São Paulo) através do projeto Empreender. Realiza palestras e cursos voltados para mantenedores e diretores de escolas particulares nas áreas de gestão empresarial, gestão financeira, marketing educacional e outros. Atualmente é diretora das unidades do Colégio Branca Alves de Lima, na zona Norte de São Paulo e, também, é Presidente da ANEP – Associação Nacional das Escolas Particulares.

www.colegiobal.com.br / 11-3935-3848 – direçã[email protected]