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Guia para Gestores de Escolas

A importância da força e da resistência muscular no processo de aprendizado

Hoje o diagnóstico mais usado quando se tem uma criança com problemas de aprendizado e TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade). O TDAH é uma alteração neurológica de causa genética que ocorre na região do córtex pré frontal, na qual o padrão de comportamento e alterado, as crianças apresentam desatenção, desorganização, impulsividade, dificuldade de aprender com erros passados, fraca supervisão interna, falta de previsão, adiamento  e  agitação motora muito maior que a média para sua idade. Essas alterações não só afetam a vida acadêmica como também a vida social e familiar. Mas para se chegar a este diagnóstico existe a necessidade da uma avaliação interdisciplinar. A simples presença de uma das características não denomina esse transtorno.

Porém a sociedade em que vivemos facilita a aparição de algumas destas características que nos leva a um diagnóstico errôneo. As crianças hoje passam a maior parte do tempo fechadas em creches, escolas, apartamento e casas. A tecnologia vende a imagem de que ela supriria a falta de estímulos com jogos interativos (Nintendo wii, por exemplo) e de cunho cognitivos.

Estudos mostram que a estimulação precoce, principalmente em crianças nascidas pré-termo e com baixo peso, pode fazer a diferença em uma idade mais avançada. Isso, melhorando a parte motora (força, resistência e posturas), pois nos estruturamos através de vivências externas e das atitudes e comportamentos adquiridos ao longo da vida. Se não temos experiências como podemos adquirir este condicionamento motor.

Devido ao acesso fácil à tecnologia no dia a dia, as alterações biomecânicas ocorrem com maior freqüência de maneira exacerbada, uma vez que percebemos a troca das brincadeiras de rua e domiciliares por horas e horas em frente a televisões, computadores, tablets, jogos eletrônicos e celulares, o que provoca o aumento tanto de alterações físicas como comportamentais.

Os exercícios, neste caso, de crianças são as brincadeiras, e essas por sua vez estabelecem a essência da força física  e os padrões biomecânicos que vão duram por toda vida. Esses padrões vão determinar como a criança vai agir e reagir no decorrer dos anos.

Os movimentos físicos, as emoções e a cognição estão completamente ligados a um ciclo contínuo de estímulo sensorial e de produção motora. Mais estímulos geram mais respostas.

Quando os pais criam um ambiente favorável, que possibilite e preencha os princípios básicos do desenvolvimento físico, eles podem ajudar a aumentar a coordenação motora grossa e fina, desenvolver melhor a fala, melhorar a resistência muscular e consequentemente postural entre outras coisas.

Crianças que não consigam suprir estas questões simples do desenvolvimento podem apresentar alguma alteração nos padrões, assim apresentando movimentos compensatórios e instabilidade postural, demonstrado alguns sinais de agitação, movimentos descoordenados, insegurança, timidez, entre outras. Apresentando para os colegas, professores e profissionais uma postura estereotipada (criança rotulada)

Por isso quanto mais essas crianças brincarem com atividades do tipo correr, subir, andar de bicicleta, ler, jogar, entre outros em parques e quadras mais aptos eles estarão. Pois estas atividades lúdicas proporcionam as crianças a força muscular de coluna e pescoço necessária para esta aguentarem o período de aula lousa-caderno sem se desorganizar e perder o foco; apresentando um comportamento de déficit de atenção com hiperatividade já que a agitação nada mas é que a necessidade de alterar a postura por não conseguir se manter por muito tempo na mesma.

Fabiana Sarilho de Mendonça, fisioterapeuta da Clia Psicologia, Saúde & Educação

Fisioterapeuta há 14 anos. Graduada e em fase de Pós Graduação Strictu Sensu, mestranda em ciências da reabilitação, com especialização em Fisioterapia em neonatal e pediátrica (lato sensu), com aprimoramento em dor crônica pelo ACCamargo, RPG e Pilates. Com experiência em ergonomia e ginástica laboral. Aprofundou-se em estudos de aperfeiçoamento em RPG, Pilates (clinico), Mobilização Neural, Osteopatia, Movimentos Combinados, Mobilização Articular, Ventilação Mecânica, Kinesiotappe e Fisioterapia aplicada em Urologia e Proctologia.

www.cliapisicologia.com.br

(11)4424-1284 / (11)2598-0732

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