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Guia para Gestores de Escolas

Congresso traz grandes nomes da educação Single-sex para o Brasil

Curitiba recebe em outubro o 5º Congresso Latino Americano de Educação Single-sex que irá discutir os desafios da educação no século XXI.

Durante os dias 23 e 24 de outubro, Curitiba será a capital da educação no Brasil. Pela primeira vez no país, o Congresso Latino Americano de Educação Single-sex reunirá palestrantes com referências internacionais em educação. O objetivo será discutir a educação no século XXI e também difundir o modelo Single-sex no país. As inscrições já estão abertas para educadores, pais, pedagogos, psicólogos e profissionais interessados. A cidade de Curitiba foi escolhida para sediar o evento por ter sido pioneira nesse estilo de educação com a Escola do Bosque Mananciais, que iniciou suas atividades na cidade em 2010.

Bem difundido em países da Europa, porém, ainda pouco conhecido no Brasil, o modelo Single- sex consiste em uma escola com meninos e meninas estudando em ambientes distintos, mas sempre com o mesmo currículo educacional. O conceito tem o objetivo de levar os alunos a alcançar melhores desempenhos na escola desenvolvendo em grau máximo as capacidades de cada sexo. Isso é explicado através de estudos contemporâneos que demonstram a diferença de aprendizagem entre meninos e meninas, sendo importante considerar os aspectos naturais e a funcionalidade cerebral de cada um. Atualmente, além da Escola do Bosque Mananciais, em Curitiba, há também uma escola Single-sex em São Paulo, o Colégio Catamarã, onde este modelo de ensino está presente. No Rio de Janeiro, o Colégio São Bento é uma instituição só para meninos e tem estado entre os primeiros colocados nos escores do ENEM.

DADOS MUNDIAIS: Apesar de não ser muito difundido no Brasil, esse tipo de ensino já tem resultados comprovados em inúmeros países do mundo. Segundo o último relatório da European Association Single Sex Education (EASSE) de 2008, no top das 100 melhores escolas do Reino Unido, 81 funcionam com o modelo de educação Single-sex. De acordo com dados do Financial Times, nos últimos cinco anos, das 25 escolas que obtêm os melhores resultados na Inglaterra, 94% são de ensino Single-sex, inclusive a Europa é o continente onde esse tipo de ensino é mais comum.

Algo similar acontece com a educação no Canadá, onde mais de metade dos 20 centros de ensino com resultados acadêmicos mais brilhantes são exclusivos para meninos ou meninas. Na Austrália, o Australian Council for Educational Research chegou a conclusões similares no ano de 2001, depois de realizar uma pesquisa em que participaram 370 mil alunos. Segundo este órgão não governamental, os alunos educados em salas de aula Single-sex tinham obtido resultados acadêmicos entre 15% e 22% melhores do que os que freqüentavam escolas mistas.


Mais informações no site:
www.solarcolegios.org.br/oito-consideracoes-sobre-a-educacao-singular.html#sthash.Ww5vWli1.dpuf

UMA NOVA FORMA DE EDUCAR PARA O SÉCULO XXI

Para entender melhor sobre essa nova proposta de educação para o século XXI, a Solar Colégios e a Escola do Bosque Mananciais, em colaboração com a Rede ALCED (Asociación Latinoamericana de Centros de Educación Diferenciada), trazem para o 5º Congresso Latino Americano de Educação Single-sex dez grandes nomes da educação mundial provenientes da Argentina, Espanha, Estados Unidos e também profissionais do Brasil.

Jaume Camps i Bansell (Espanha): Licenciado em Geografia e História pela Universidade de Barcelona, é doutor em Pedagogia pela Universidade Internacional de Catalunha.Trabalhou em escolas single-sex como professor e coordenador, atualmente é professor na Faculdade de Educação da Universidade Internacional de Catalunha, onde dá aulas de Psicologia Social e Sociologia da Educação. É conferencista internacional sobre “Educação e Gênero” e possui diversos artigos publicados em revistas científicas sobre o tema e um livro sobre socialização nas escolas single-sex.

Gabriela Galindez (Argentina): Licenciatura em Língua Inglesa e Máster em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (TEFL). Pesquisadora da Universidade Tecnológica Nacional, Argentina,  onde se especializou em Didática e Prática de Ensino. Participa em programas de Capacitação de Professores, Coordenadores e Diretores. Autora de vários artigos publicados internacionalmente sobre gênero e educação.

Cristina Jacobs (Estados Unidos): Diretora assistente no The Young Women’s Leadership School of Brooklyn e líder educacional altamente qualificada. Possui um compromisso forte com o desenvolvimento de alunos e colaboradores, famílias e comunidade. Coordenadora do Programa de enriquecimento e gestão parceira, aprovação e avaliação: trabalho com Young Women’s Lidership Network.

Beatriz Willemsens (Brasil): Doutoranda em Administração de Organizações na FEA-RP/USP. Trabalha no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Economia Social (LEPES – FEARP/USP). Além de atividade docente universitária e conferencista em congressos, é pesquisadora da área de Economia da Educação, com foco em Competências Socioemocionais, investigando contextos educacionais que influenciam na sua formação, como composição de turma, efeitos de pares (peer effects), envolvimento de pais, entre outros.

Begoña Ladrón de Guevara Pascual (Espanha): Subdiretora de Alunos da área de Educação do Centro Universitário Villanueva (Madri, Espanha), onde é professora de Didática e Fundamentos de Ciências Sociais e História da Arte. Presidente da Confederación de Associaciones de Padre (COFAPA) desde 2006.

Alfonso Aguiló Pastrana (Espanha): Vice-presidente do Instituto Europeu de Estudos da Educação (IEEE) e atualmente presidente da Confederação Espanhola de Centros de Ensino (CECE). Foi diretor de Tajamar (Madri) de 2002 a 2013 e é presidente da Fundación Colegio Alborada e da Fundación Arenales. É autor de diversos livros entre eles “Educar o Caráter”, lançado pela Coleção Educação e Família, parceria de Solar Colégios com a Editora Quadrante.

Italo Marsili (Brasil): Médico Psiquiatra infantil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi diretor do Hospital S. Francisco de Assis por dois anos e atualmente exerce a psiquiatria em consultório particular. É editor associado do Instituto Familiar de Educação e estudioso da alfabetização infantil e psicopedagogia.

Josep Maria Barnils (Espanha): Fundador da European Association of Single Sex Education (EASSE), Presidente da Accio Educació, entidade promotora de escolas single-sex. Atuou como diretor de colégios single-sex por quase duas décadas na Espanha e como diretor geral de Institució Familiar d’Educació.

María Elisabeth Vierheller (Argentina): Vice-presidente da ALCED Argentina (Asociación Latinoamericana de Centros de Educación Diferenciada – Argentina). Compiladora do livro Novo Paradigma Escolar – Educação single-sex (Ed. Logos, 2012). Conferencista em Congressos de Educação Single-sex na Europa e Américas. Exerceu funções docentes e de direção em Colégios de Buenos Aires durante 20 anos.

Lenise Garcia (Brasil): Graduada em Farmácia e Bioquímica pela USP e doutora em Microbiologia e Imunologia pela UFSP, é professora a Universidade de Brasília desde 1985. Atua principalmente nos seguimentos de educação ambiental, ensino de ciências, educação à distância e formação de professores. Desenvolveu a metodologia interdisciplinar da Educação Ambiental Sustentável e foi coordenadora de Licenciatura da UnB e coordenadora pedagógica da Licenciatura em Biologia a Distância do Consórcio Setentrional envolvendo 10 Universidades em oito Estados.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO:

5º Congresso Latino Americano de Educação Single-sex
Data: 23 e 24 de outubro
Local: Hotel Bourbon – Curitiba- Paraná – Brasil
Inscrições: www.lassec.com.br
Informações: [email protected] ou ligue para +55 (11) 98369-5684

Escola do Bosque Mananciais: (41) 3352-4678

www.escoladobosque.org.br

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