fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Bullying: agredido e agressor podem ser tratados com Florais de Bach, que equilibram as emoções

Agressões físicas e verbais prejudicam o desenvolvimento intelectual, psicológico e emocional das crianças e jovens envolvidos

Bullying é uma situação caracterizada por agressões físicas ou verbais constantes realizadas por crianças ou adolescentes contra colegas. O termo vem da palavra inglesa bully, que significa briguento, valentão. Trata-se de uma ameaça que compromete o desenvolvimento emocional e intelectual de quem é agredido, já que é caracterizada pela opressão, tirania, humilhação, maltrato e intimidação.

O bullying sempre existiu, mas, atualmente, é consenso que deve ser observado como um mal que pode acarretar danos psicológicos imediatos e futuros. Os filmes retratam bem o bullying: há sempre um valentão que bate em alguém porque este usa óculos ou é negro ou gordinho ou tímido ou franzino. O que se sente poderoso pode desde ameaçar ou humilhar o outro, como também agredi-lo fisicamente, roubar seu lanche ou pertences, destruir seus trabalhos escolares e, até mesmo, forçá-lo a praticar delitos. Quem sofre o bullying precisa de ajuda. “O agredido precisa aprender a se defender, a entender a questão e a se fortalecer”, explica Maria Aparecida das Neves, terapeuta e educadora floral.

Por outro lado, é preciso também avaliar o estado psicológico do agressor, entendendo o que o faz agir dessa maneira e trabalhando a agressividade, de maneira que ele não leve essa característica para a vida futura. “A questão vai além de fazê-lo entender por que o bullying é errado: é fundamental que o agressor seja assistido da maneira adequada para que não cometa o erro novamente. Não adianta, por exemplo, somente expulsá-lo da escola, porque ele fará isso em outros ambientes. Também é preciso avaliar a situação familiar do agressor, porque pesquisas indicam que quem apanha em casa tem mais chance de cometer bullying contra outras crianças”, alerta a terapeuta floral.

Maria Aparecida explica que a terapia floral é um excelente apoio nos casos de bullying. Isso porque os Florais de Bach tratam as emoções negativas, fazendo com que elas se equilibrem. Consequentemente, há a mudança de comportamento. Ela indica os florais que podem ser usados em algumas situações que envolvem o bullying:

– Quando o bullying ocorre com agressões verbais por causa de alguma característica física do indivíduo, como obesidade, uso de óculos, presença de sardas ou espinhas faciais, entre outras, o agressor pode apresentar raiva, ódio. Para esse caso, o floral indicado é o Holly, que ajuda a transformar o comportamento agressivo em simpatia e cordialidade. O mesmo floral é indicado para a vítima, que após uma agressão pode sentir-se com muita raiva. Holly também é indicado quando o praticante de bullying apresenta mau humor, com rompantes de fúria e desejo de tripudiar sobre o mais fraco. A essência fará com que o agressor aceite o outro como ele é e respeite suas características, transformando tudo o que não é amor. Holly desenvolve em quem o toma a capacidade de amar e tratar os demais com carinho e atenção.

 – Quando a vítima, em função das agressões sofridas, desenvolve sentimento de inferioridade, sentindo-se fracassada, o floral indicado é o Larch, que transformará o sentimento que antecipa o fracasso em confiança em sua capacidade de realização.

 – Se a vítima, após a agressão, desenvolve sentimento de mágoa e reage com amargura e ressentimento, o floral indicado é o Willow, que trará entendimento da situação e senso de responsabilidade.

– Quando o agredido sente medo de voltar à escola porque sofre bullying, o floral indicado é o Mimulus, porque proporciona o desenvolvimento da virtude da coragem para enfrentar as demandas do dia a dia.

– Se a agressividade chega ao ponto físico, o agressor pode ser tratado com o floral Cherry Plum, que é o mais indicado para situações de perda de controle e que permite o resgate da serenidade.

– Para que o agredido reaja e não guarde em si os sentimentos negativos que o deixam atordoado, chocado, causando uma ferida em sua vida psicológica (trauma), o floral indicado é o Star of Bethlehem, que traz consolo para a alma.

Os Florais de Bach originais estão disponíveis no Grupo Essence – www.grupoessence.com.br  –  distribuidor de Florais de Bach Originais, fitoterápicos e itens de aromaterapia. Mais informações sobre os produtos e vendas: (11) 3081-5217.

 

Os Florais de Bach

O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal, para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo – uma constatação, atualmente, muito fácil de entender.

Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas’ que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica – perdas, traumas, etc. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.

Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo.

A chave para receitar as essências é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. É o passo mais importante para equilibrar as emoções. São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida.

O sistema criado por Bach tem ainda outras vantagens: é totalmente natural, não é algo caro e não têm contra-indicação. Esta forma de tratamento tem sido utilizada, cada vez mais, por terapeutas e pessoas comuns que buscam o equilíbrio com a ajuda de métodos naturais.

Sobre Maria Aparecida das Neves

 Maria Aparecida das Neves é Practitioner e educadora em Florais de Bach há mais de dez anos. Foi co-autora do livro “Florais de Bach” lançado pela revista Caras (Editora Abril, Coleção Caras Zen) e produziu uma iniciativa inédita, o CD “Música para os Florais de Bach”, desenvolvido em parceria com os músicos Adriano Grineberg e Edu Gomes. É proprietária do Grupo Essence, empresa que comercializa e distribui produtos relacionados a Florais de Bach e Aromaterapia.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados