outubro 8, 2015

Alunos do Colégio Marista Paranaense constroem espaço de lazer com pneus reciclados

Publicidade

CULTURA INGLESA – BANNER DE CONTEUDO

Atividade faz parte de projeto de pesquisa do Clube de Ciências do Ensino Fundamental

Mobilizar a arrecadação de pneus usados e transformá-los em bancos e vasos, em um ambiente de recreação decorado no pátio do colégio. Esta foi uma das atividades que alunos do Ensino Fundamental do Colégio Marista Paranaense realizaram no Clube de Ciências.

 O Clube de Ciências tem por objetivo reunir e incentivar alunos com perfil para pesquisa. O projeto é desenvolvido em turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que se reúnem uma vez por semana fora do horário das aulas para pesquisar e realizar experiências que envolvem diferentes disciplinas.

 “A educação Marista tem também como missão a formação de pesquisadores e com este projeto queremos incentivar a investigação científica  e despertar novas habilidades” afirma Any de Souza, professora responsável pelo Clube de Ciência do Ensino Fundamental.

 A professora propôs aos alunos participantes a  confecção de  bancos e floreiras feitos  com pneus já utilizados, os quais  iriam ambientar o pátio da escola, visto que seria interessante fazer a  reutilização de materiais que estavam no lixo ou eram possíveis depósitos de água parada.

 A partir da proposta, os estudantes pesquisaram como são feitos os pneus, quais os materiais utilizados para sua fabricação, quanto de petróleo é necessário para produzir um pneu, quais são os tipos existentes de pneus, entre outras pesquisas. Além disso, também analisaram quais seriam as tintas adequadas para pintá-los, os tecidos indicados para os assentos, os tipos de flores que se adaptariam melhor ao clima e os custos para a produção.

 “A reação foi muito positiva, não só dos alunos, mas de pais e funcionários, muitos querem reproduzir esse espaço em casa. Demos vida a um ambiente da escola pouco usado. Com isso os alunos se tornaram uma  grande equipe, todos participaram assiduamente de todo o processo e colheram bons frutos desse esforço”, relata a professora Any.

 Foto 3_Espaço de lazer ambientado por alunos do Clube de Ciências

Sobre o Colégio Marista Paranaense

Inspirado em valores sólidos e acompanhando as mudanças da sociedade, o Colégio Marista Paranaense, parte do Grupo Marista, baseia-se na excelência de mais de 70 anos em Educação Marista para formar agentes de transformação. Localizado na cidade de Curitiba (PR), contribui no desenvolvimento de gerações de profissionais, líderes sociais, expoentes na política, nas ciências e nas artes. Seus 2.445 alunos dispõem de ampla infraestrutura e uma aprendizagem que inicia na Educação Infantil e se aprofunda ao longo dos Ensinos Fundamental e Médio. O compromisso com os resultados envolve preparação para todas as provas da vida. Outras informações, acesse: www.colegiosmaristas.com.br

 Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações dehumanização,conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br 

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.