fbpx
Guia para Gestores de Escolas

O que seria da humanidade sem você, professor! Sua coragem me faz ir além do que eu posso imaginar! Parabéns pelo seu dia!

Por Carina Gonçalves

O professor é o único o profissional capacitado para formar outros profissionais de diferentes áreas e mercados, isso não é novidade. Ele, ainda na infância,  também é responsável pelo primeiro contato da criança para com o universo do aprendizado, da socialização, das regras disciplinares coletivas, das músicas do cancioneiro popular, das brincadeiras, festas, trabalhos, castigos e tantas outras atividades. Sinto saudades!

Creio que para ser professor, antes de tudo, a pessoa já nasce com o dom de educar, pois não é simples ou fácil como pensamos oferecer aprendizado para outras pessoas, sejam elas crianças ou adultos. Se fosse algo banal, por exemplo, muitas mães e pais conseguiriam educar seus filhos no que diz respeito à alfabetização e aplicação de conteúdos didáticos dentro de casa e, desta forma, veríamos poucas escolas abertas para atender um número mínimo de alunos. Não é fácil ser exemplo e garantir resultados satisfatórios para todos.

É merecido que todos os profissionais de educação – professores e professoras – tenham o dia 15 de outubro para homenagear os seus outros 364 dias dedicados para a formação e qualificação de presentes e futuras gerações.  O que seria da humanidade sem você, professor! Não existe nada no mundo que seja capaz de substituí-los, pois até para usarmos a tecnologia precisamos saber ler, escrever e interpretar as mensagens. Em outras palavras, seríamos brutos, xucros e estagnados. Agradecemos por você existir e dedicar seu tempo em prol do outro além dos familiares.

Até hoje me recordo de muitos professores da minha infância, adolescência e fase adulta. Muitos deles me marcaram não apenas por serem dóceis ou por me ensinarem sobre diversos conteúdos. Alguns, ainda moram em minha memória e coração, especialmente, por terem me provocado para que eu não ficasse dentro do quadrado, com uma resposta simples. Aprendi a indagar e buscar diferentes pontos de vistas sobre um mesmo tema e, hoje, só tenho palavras de carinho para retribuir a amizade de cada um deles, que fazem parte da minha história. Posso afirmar que sou o que eu sou, profissionalmente e na vida, graças à convivência e estímulo que recebi, ao longo da trilha acadêmica, pelos professores (as) que estiveram à minha frente. Obrigada! Vocês são merecedores de muitos aplausos, respeito e dignidade.  Feliz Dia do Professor!

 Carina Gonçalves é jornalista especialista e atuante nas áreas de educação, cultura e mídias digitais. Oferece trabalhos e consultoria em comunicação e marketing para estabelecimentos de ensino, empresas e profissionais autônomos. Possui cursos de especialização em empreendedorismo, marketing, comunicação empresarial, mídias sociais e digitais, assessoria de imprensa e projetos personalizados focados ao universo educacional. É sócia-diretora da JCG Comunicação e Marketing. www.jcgcomunicacao.com / 11-4113-6820 – [email protected]

 

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados