Colégio Franciscano Pio XII inova com Mapa de Sala Dinâmico

Revezamento entre alunos cria vínculos afetivos e auxilia o desenvolvimento cognitivo, além de dar mais dinamismo às aulas

O Colégio Franciscano Pio XII, instituição localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, inova com o “Mapa de Sala Dinâmico” para os 6ºˢ e 7ºˢ anos do Ensino Fundamental II, no 2º semestre, projeto em que os estudantes são organizados em diferentes lugares na sala de aula durante o decorrer do ano letivo para modificar as limitações da tradicional disposição fixa.

Um primeiro mapa é montado pelos professores nos 1ºˢ e 2ºˢ bimestres e 2º semestre e, a partir daí, os próprios alunos assumem o compromisso de fazer rodízios “verticais” e “horizontais”, organizando-se diariamente em lugares diferentes. “É uma dinâmica pensada para que todos os estudantes passem por todas as carteiras e experimentem novas perspectivas no ambiente de aprendizagem”, diz Sandra Braga, orientadora educacional do Ensino Fundamental II do Colégio Franciscano Pio XII.

Para a professora de Língua Portuguesa, Ana Paula Dini, a dinâmica permite a possibilidade de todos os alunos circularem pela sala e terem a oportunidade de se conhecerem e conhecerem a si mesmos: “Além de terem a perspectiva do outro, o aluno passa a ter um novo olhar sobre si mesmo, exercitando a disposição para interagir e descobrir-se dentro de um grupo, onde todos têm os mesmos direitos”, afirma.

Com a desconstrução dos lugares fixos, o mapa é organizado pensando nas necessidades do aluno para que ele se veja em outros espaços, o que estimula a reversibilidade do pensamento, além de experimentar diversas possibilidades. “Nesse contexto, os alunos são convidados a pertencerem a uma sala de aula mais dinâmica, fora dos padrões tradicionais, visando sempre o protagonismo e a autonomia do aluno”, explica o professor de Matemática Marco Malzone.

O projeto também dá abertura para alunos novos, vindo de outros colégios, que geralmente se matriculam nos meses de janeiro e agosto, para que haja uma maior ambientação e integração com os colegas.

De acordo com estudos neurocientíficos, existe relação entre o ambiente e o aumento das conexões cerebrais, ou seja, para que o aluno retenha maior número de informações e aprenda novos conhecimentos, a motivação externa também influencia. “Acreditamos que o dinamismo provocado pela mudança de lugares favorece a aprendizagem, estimulando novas sinapses, desenvolvendo o cérebro”, conclui a professora de História, Heloisa Santos.

Perfil

O Colégio Franciscano Pio XII foi fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana. Há mais de 60 anos forma gerações com o diferencial de educação em constante diálogo entre o conhecimento acadêmico e a formação humana, entendendo o educando como agente de transformação social, que atua em prol do fortalecimento de um mundo justo e fraterno.