dezembro 2, 2015

História e cultura Afro-Brasileira é tema de Seminário Marista gratuito na zona leste

Publicidade

CULTURA INGLESA – BANNER DE CONTEUDO

A Rede Marista de Solidariedade promoveu no dia 28 de novembro o Seminário Marista de Educação Integral, no Centro Social Marista Itaquera, em São Paulo. Com o tema “África: História, cultura, formas e expressões”, o objetivo é promover uma educação que reconhece e valoriza a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro.

O encontro abordou a questão da cultura africana expressa em nosso cotidiano, fomentando a discussão sobre a Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Essa lei altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases).

O seminário contou com a presença de Weber Lopes Góes, mestre em Ciências Sociais pela UNESP de Marília. Ele dialogou sobre a construção do racismo na sociedade brasileira, as lutas dos movimentos de resistência e abordou ainda a atual situação de extermínio da Juventude Negra nas periferias do país.

Participou também Dilma de Melo Silva, doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo com experiência nos temas: cultura brasileira, educação e cultura, arte contemporânea, ensino e formação universitária e identidade cultural afro-latino-americana. Outra presença foi de Joyce Fernandes, conhecida como Preta Rara, que iniciou sua carreira no Rap em 2006, no extinto grupo de rap feminino Tarja-Preta.

A diretora do Centro Social Marista Irmão Lourenço, Ana Cristina da Silva, explica que o seminário faz parte do projeto Itinerários Formativos. “O projeto busca promover a formação dos profissionais que atuam na promoção e defesa de direitos da criança e juventudes, por meio de projetos e ações que fomentem a construção de novos cenários para as infâncias”.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 26 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.