dezembro 9, 2015

Dica – Terceirização de Serviços

Publicidade

CULTURA INGLESA – BANNER DE CONTEUDO

Matéria publicada na edição 114 | Dezembro/Janeiro 2016 – ver na edição online

Serviço Especializado

Por Rafael Pinheiro

A escola possui, em sua estrutura e organização, uma gama gigantesca de áreas que, unidas, compreendem o bem estar de todos que transitam em seus espaços. Essa estrutura, que deve ser bem articulada e acompanhada criteriosamente por profissionais qualificados e especialistas, aborda desde a escolha dos materiais didáticos que serão estudados no período letivo, como o transporte e a alimentação, assim como a limpeza, manutenção predial, pintura, jardinagem e até consultorias focadas em gestão e contabilidade.

Para atender toda a demanda que o ambiente escolar necessita diariamente, a terceirização de serviços é uma opção para garantir ao gestor escolar segurança e excelência nos serviços prestados. A Dra. Joelma de Matos Dantas, gerente jurídica e administrativa da SINDEPRESTEM (Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo), acredita em três pontos benéficos para a terceirização de serviços: especialização, agilidade e flexibilidade.

“Somente uma empresa especializada e ágil tem capacidade para atender a demanda com flexibilidade, suprindo as necessidades da escola. O principal benefício da terceirização de mão de obra é a possibilidade da empresa tomadora focalizar suas estratégias de negócios na sua área de atuação, pois com a contratação de serviços terceirizados para os serviços secundários, a tomadora elimina preocupações em relação a estes setores, reservando toda sua energia e dedicação ao seu core business”, afirma a Dra. Joelma.

Nas contratações terceirizadas, conta a Dra. Joelma, a tomadora de serviços responde subsidiariamente pelas dívidas trabalhistas e previdenciárias dos empregados terceirizados, caso essas não sejam adimplidas pela empresa prestadora de serviços.

Com uma estratégia de redução de custos para a escola, principalmente em nosso cenário de crise econômica, a terceirização possibilita, principalmente à gestão escolar, uma confiabilidade em funcionários especializados para cada área contratada e, consequentemente, o aumento de tempo e energia para se dedicar a outros planos e projetos que envolvam a participação administrativa do colégio.

As principais recomendações para buscar e contratar uma empresa terceirizada, são: “Estude as necessidades da escola em relação à prestação de serviços; Avalie a estrutura, os recursos materiais e financeiros da prestadora de serviços, a ser contratada e os serviços por ela oferecidos; Conheça e visite os clientes ativos da prestadora e informe-se com eles sobre a qualidade dos serviços executados; Informe-se a respeito do cumprimento das obrigações trabalhistas e tributárias da empresa; Investigue a saúde financeira da futura empresa prestadora; Contrate os serviços de uma prestadora vinculada a entidades de classe  o que lhe garantirá mais segurança”, finaliza a Dra. Joelma. (RP)

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.