50 anos das obras sociais do Santo Américo: muito a comemorar

São mais de 2.300 alunos de diversas faixas etárias e 600 famílias atendidas mensalmente

Todos os dias, às 7h30 da manhã, 822 crianças de zero a 5 anos são acolhidas nos cinco Centros de Educação Infantil das Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo e lá permanecem até as 17h. Nesse período, realizam atividades que contemplam aspectos pedagógicos, físicos, psicológicos e sociais, recebem alimentação balanceada e cuidados básicos de higiene pessoal, além de ter um horário de repouso.

Também diariamente, 720 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos são recebidos nos três centros das Obras Sociais destinados a essa faixa etária, em turno inverso ao da escola, ou seja, das 7h30 às 12h ou das 13h às 16h30. Nesses ambientes, realizam atividades socioeducativas e lúdicas que visam seu desenvolvimento integral, além de receber lanche e almoço.

Por sua vez, 60 jovens de 15 a 18 anos frequentam diversas oficinas oferecidas em um dos núcleos das Obras Sociais. Esse espaço desenvolve nos alunos habilidades que contribuem para o fortalecimento da autoestima e da cidadania, capacitando-os para o mundo do trabalho e, em última instância, promovendo sua inclusão social.

Outros espaços de vivência e convivência são oferecidos a 700 pessoas de 7 a 80 anos, com o objetivo de potencializar as oportunidades de crescimento intelectual, social e afetivo, bem como as de lazer. Entre as atividades disponibilizadas, estão as oficinas de inclusão digital, arte, artesanato, pintura, esporte, além de laboratórios de idiomas, aulas de comunicação e expressão, de música e de teatro.

Um importante diferencial das Obras Sociais, projeto inédito na cidade de São Paulo, é o atendimento especial a 120 crianças e adolescentes de 4 meses a 13 anos também em horário noturno e estendido, das 17h30 às 23h30. Essa iniciativa beneficia atualmente 80 famílias, contribuindo para uma maior possibilidade de inserção no mercado de trabalho e de qualificação de pais que desejam trabalhar ou estudar no período da noite.

As Obras Sociais ainda oferecem, a 1.000 pessoas da comunidade local, serviços de assistência social, como plantão de escuta, consultório dentário, farmácia social, atendimento médico especializado, doação de cestas básicas, biblioteca e acesso gratuito à internet.

Missão cumprida

No total, as Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo atendem mensalmente a mais de 2.300 alunos de diferentes faixas etárias, 600 famílias e 1.000 pessoas da comunidade em suas sete unidades, localizadas na região do Morumbi, incluindo Paraisópolis e Jardim Colombo. Esse grande número de beneficiados é motivo de grande alegria para a entidade, que em 2015 comemorou 50 anos.

Acima de tudo, o que realmente as Obras Sociais querem comemorar nessa data especial é a possibilidade de cumprir sua missão: promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade, bem como de suas famílias e de pessoas das comunidades atendidas, por meio da educação e da cultura.

“Esse marco de 50 anos de atuação na educação e na assistência social em prol dos menos favorecidos nos motiva a trabalhar para melhorar, cada vez mais, nosso padrão de atendimento. Também nos motiva a seguir em frente e a celebrar nossa participação na construção de uma sociedade mais justa”, afirmou Dom Francisco Ganhor Theodoro, Prior Administrador do Mosteiro São Geraldo de São Paulo.

Sobre o Colégio Santo Américo (www.csasp.g12.br)

Fundado em 1951 e mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o Colégio Santo Américo prioriza, de um lado, a transmissão de valores religiosos e humanistas, visando à formação integral do aluno, e, de outro, a excelência acadêmica para preparar o estudante a prosseguir seus estudos nas melhores faculdades.

A escola destaca também em seu projeto educacional os esportes, as artes – em particular a música – e a tecnologia, além do período integral, que contribui para a formação global do aluno.

O Colégio Santo Américo conta atualmente com 1.868 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Está localizado na rua Santo Américo, 275, no Morumbi, zona sul.