Meu filho repetiu de ano, e agora?

Tristeza, frustração, vergonha e ressentimento são alguns dos sentimentos que podem surgir diante da notícia de reprovação na escola. A psicóloga dá dicas de como os pais devem lidar com essa situação nesta passagem de ano…

A reprovação é consequência de um processo construído ao longo do ano. Não é, portanto, algo definido em poucas semanas e isso deve sempre ser lembrado pelos pais. Ajudar o estudante a entender o que ele construiu durante todo o ano é importante para que, a partir disso, ele possa mudar. “Devemos refletir sobre todo esse processo construído pela família, estudante e escola, antes de questionar sobre alguns décimos que faltaram para a aprovação do estudante, por exemplo. Os pais não devem se apegar à frieza de um número, de uma nota, mas avaliar, se durante o ano o estudante conseguiu atingir os pré-requisitos necessários para o próximo ano”, explica a psicóloga do Colégio Santa Inês, Bianca Stock.

Conforme Bianca, a reprovação representa um luto, um momento que, às vezes, é vivenciado com tristeza e frustração e os pais precisam respeitar e permitir isso. “Esses sentimentos são importantes, pois proporcionam uma reflexão: olhar o passado, aprender com ele e vivenciar a possibilidade de uma mudança. O estudante vai ficar triste, porque não vai acompanhar sua turma, mas deve aproveitar esse momento para pensar no que errou, no que acertou e na estratégia de estudo que usará para fazer um ano diferente”. Esse momento pode ser vivenciado agora, ao receber a notícia da reprovação, ou somente no retorno às aulas, quando irá reencontrar seus antigos colegas.

De acordo com a Diretora Irmã Celassi Dalpiaz, diante da reprovação, os pais não devem condenar o filho, punindo-o e reforçando a dificuldade. “É importante que os pais compreendam essa tristeza, se coloquem no lugar do filho, perguntem como ele está se sentindo”. Às vezes, uma reprovação aponta, também, para questões referentes ao funcionamento da família. Nem sempre só os estudantes devem ser responsabilizados. O sucesso escolar depende de uma organização de rotina e acompanhamento, tanto da família como da escola. Estar ao lado, apoiar e mostrar que refazer o processo é importante ajudará o estudante em sua reorganização.

Enquanto alguns lidam com a frustração, outros reagem com ressentimento. Alguns pais e estudantes ficam com raiva da escola e do professor. Olham para esse momento difícil de um jeito negativo, se desresponsabilizando do processo, colocando no outro uma responsabilidade que também é sua. Esse ressentimento cria um estado melancólico e não proporciona reflexão para ir adiante, avalia.

Por Eliana Camejo