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Guia para Gestores de Escolas

Ensino Bilíngue: Perspectivas Positivas e Experiências Vantajosas

Por Rafael Pinheiro

Os processos da globalização que atravessam fronteiras políticas, econômicas e culturais estabelecem parâmetros que envolvem a sociedade de uma maneira geral. Com isso, aspectos educacionais de excelência e de preparação para um futuro profissional que atendam às demandas do mundo contemporâneo são inseridos no cotidiano do aluno.

A imersão do aluno em uma língua estrangeira pode ocorrer em três formas: como parte integrante do currículo pedagógico, como atividade extra ou até mesmo um programa bilíngue. Trabalhando com o conceito bilíngue (ou bilinguismo), a instituição de ensino prevê uma vivência no ensino diferenciada. A escola bilíngue, por exemplo, possui uma grande carga horária com aulas ministradas na língua estrangeira, além de promover a interdisciplinaridade entre matérias corriqueiras, como matemática, ciências, artes, etc.

Um estudo realizado pela Université de Provence, na França, mostra que crianças bilíngues não confundem os dois idiomas e, além disso, tendem a ser mais focadas nas tarefas e a ter maior capacidade de concentração, isso porque para diferenciar os dois idiomas estes alunos precisam estar mais atentos à aula.

Ao pensar o ensino bilíngue pelo viés da alfabetização, entende-se que para a criança um mesmo objeto terá dois sons, duas escritas e um mesmo significado. Isto, para o cérebro em formação, tem um significado imenso, porque trabalha a questão do “outro” desde cedo – outras culturas, outros modelos de vida.

BILINGUISMO NA GRADE CURRICULAR

Fundado em 1972 e localizado na região oeste da capital paulista, o Colégio Porto União possui, entre seus pilares, inovação, dinamismo e contemporaneidade ao pensar o ensino – da pré-escola ao ensino médio.

Assim, o colégio adotou o bilinguismo, Inglês/Português e, este ano, acrescentou o Espanhol à grade curricular. Além disso, aumentaram a carga horária das aulas de Inglês para o 4 e 5 anos do Fundamental I e todo o Fundamental II. Para o Espanhol, dobrou-se carga horária para os alunos do 2° ano ao 9° ano do Ensino Fundamental e para os pequenos, do 1° ano, o contato com o novo idioma se dará uma vez por semana.

A diferença é que as aulas estão inseridas na grade curricular e não são cobradas à parte, isso porque a instituição entendeu que os dois idiomas extras não são um complemento para a formação acadêmica dos alunos, são uma necessidade para a futura vida profissional e acadêmica dos estudantes.

Observando essa prática, as atualizações no ensino e a forma como a grade curricular é administrada e exposta aos alunos destaca uma preocupação crescente com o idioma e as diferentes formas culturais globalizadas que tendem a impulsionar cada vez mais a educação.

PROGRAMA BILÍNGUE

O programa International School Bilingual, primeiro método de ensino bilíngue do mundo a utilizar kits LEGO® Education em seu material didático, passou a ser oferecido como opção no início de 2015 para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, com uma adesão imediata de 30% dos discentes. Em 2016, a escola passou a oferecer o programa também para os alunos do Ensino Fundamental II e, até o início de janeiro, as matrículas para o programa bilíngue já superavam 35% de alunos.

De acordo com a diretora pedagógica da Escola Bosque (uma das instituições de ensino que utiliza esse programa), Sílvia Scuracchio, uma das razões do sucesso do programa foi seu processo de implementação rápido. “Tudo veio muito organizado e estruturado por parte da International School. Iniciamos o projeto bilíngue no dia 20 de janeiro de 2015, mas em novembro de 2014, a International School já havia enviado todo o material de divulgação e subsídios para a reunião de apresentação do programa aos pais”, explica.

Rone Costa, Gerente Geral da International School, ressalta que o programa bilíngue foi concebido de forma a oferecer suporte completo tanto aos alunos e professores, quanto aos gestores escolares. Por isso, além do método e dos kits Lego, a International School assumiu também o processo seletivo dos professores e a formação desses profissionais.

O tempo entre a preparação dos professores e o início dos trabalhos foi de menos de 30 dias. “Fazemos um acompanhamento constante e contínuo por meio de nossos coordenadores. Logo após o treinamento intensivo com os professores, nossa equipe observa a sala de aula e pontua cada profissional, levantando os aspectos que devem ser aprimorados. Essa abordagem individualizada é muito eficaz e contribui para que o processo seja rápido e bem sucedido”, ressalta Costa.

A diretora acrescenta que a adoção de um método como o da International School, elaborado por especialistas, facilita a implantação, monitoramento e a entrega de resultados. “Por mais que as escolas tenham know-how em sua área de atuação, um programa bilíngue possui características específicas que devem ser orientadas e conduzidas por profissionais da área”.

Ao ser desenvolvido, o International School Bilingual Program levou em conta referências práticas e pedagógicas semelhantes aos métodos de ensino bilíngue avançados e bem sucedidos de instituições educacionais internacionais. Com o método, a criança é submetida a uma imersão na língua inglesa e passa a aprender as disciplinas que compõem o programa curricular em inglês, com a possibilidade de participar de exames para certificação internacional (Cambridge English – FCE até a conclusão do Fundamental II).

A diretora pedagógica da Escola Bosque atribui o sucesso da iniciativa à transparência com que o projeto foi tratado com os pais e alunos da instituição, que puderam avaliar a qualidade da proposta, seu alcance e os benefícios que proporcionarão. “Os alunos adoram o programa. É fascinante testemunhar como eles estão motivados e o principal, permaneceram motivados no decorrer de todo o ano letivo. Se considerarmos que as aulas são ministradas logo após o período regular, num momento em que os alunos já estão mais cansados, e mesmo considerando períodos intensos como o final de semestre ou de ano letivo, notamos que a motivação e alegria dos alunos para frequentar as aulas bilíngues foi constante. Eles estavam sempre felizes e animados nas aulas. Os pais também nos deram este retorno, confirmaram que as crianças adoraram as aulas bilíngues”, completa.

Segundo Rone Costa, o que torna o programa atraente aos alunos é o fato de promover o ensino por meio das línguas e não apenas a língua. “A interdisciplinaridade é o grande diferencial para o sucesso do International School Bilingual Program. Disciplinas como Matemática, Ciências, Geografia e Robótica dialogam com o ensino da língua inglesa”, ressalta.

Um ano após a adoção da nova proposta educacional, a direção da Escola Bosque sentiu mais interesse por parte dos novos pais e maior fidelização dos alunos já matriculados. “O maior benefício da adoção do programa é a possibilidade de oferecer um diferencial importante na formação além de promover a fidelização dos alunos. Além de nos destacarmos em relação a outras boas escolas, conquistamos a confiança dos pais porque estamos oferecendo um programa sério, com resultados concretos e tangíveis”, finaliza Sílvia.

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