Inovação, tecnologia e educação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE 2016

Samsung – líder global em tecnologia, que investe em iniciativas educacionais com o objetivo de construir um futuro melhor para os jovens estará presente no evento, com demonstrações de realidade virtual e Internet das Coisas

Entre os dias 15 e 18 de março, a Samsung apresentará suas inovações e compromisso com a educação, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP).

Helvio Kanamaru, gerente sênior de Cidadania Corporativa da Samsung para América Latina, estará presente no primeiro dia do evento (15), quando falará sobre a importância de iniciativas que unam tecnologia e educação, além de comentar alguns casos de sucesso da Empresa. No terceiro dia (17), três executivos da Samsung – Gabriel Farias, Eduardo Conejo e Antonio Marcon – ministrarão palestras abertas ao público, sobre Internet das Coisas (IoT) e Inovação. No último dia (18), em uma cerimônia de premiação promovida pela organização da Feira, serão reconhecidos os projetos que se destacarem entre mais de 300 participantes no total.

A Samsung oferecerá um reconhecimento especial – o Prêmio Samsung Internet das Coisas. A Empresa premiará um dos projetos pela aplicação da Internet das Coisas na solução de uma situação de sua comunidade. A equipe vencedora receberá, como reconhecimento, um troféu, medalhas e kits educacionais, com materiais de eletrônica.

Kanamaru explica a razão de apoiar ações como a FEBRACE: “A Samsung usa sua rede global e suas inovações para gerar mudanças positivas ao redor do mundo. Acreditamos que a tecnologia é um excelente mecanismo para que os jovens tenham acesso a um mundo de possibilidades e desenvolvam novas oportunidades. Nos identificamos com a maior feira de Ciências da América Latina, porque a FEBRACE, assim como a Samsung, também busca incentivar os jovens a inovarem e a usarem as Ciências e as Engenharias como ferramenta na solução de situações presentes em seu dia a dia”.

A Samsung tem contribuído para melhorias na educação por meio de iniciativas próprias realizadas  nos países da região latino-americana, como: o Prêmio Respostas para o Amanhã –  concurso que incentiva estudantes e professores da rede pública do ensino médio a desenvolverem projetos em prol da comunidade onde vivem, utilizando os conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula; Tech Institute, programa que oferece a oportunidade a jovens de baixa renda de obterem uma formação técnica, por meio da concessão de bolsas de estudos. No ano passado, o programa ganhou uma edição especial no Brasil, o Tech Institute Internet das Coisas: curso, oferecido em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSI-TEC) e com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP), a alunos de ensino médio, com o objetivo de incentivá-los a criarem soluções para uma casa inteligente, utilizando a Internet das Coisas. Já no programa Smart School, a empresa equipa salas de aula em escolas da rede pública com dispositivos tecnológicos proporcionando inclusão digital e contribuindo para que os estudantes possam se beneficiar e aprender ainda mais.

Agenda FEBRACE:

15/03, das 09h às 12h – Mostra de Projetos Finalistas exclusiva para a Imprensa

15/03, das 13h30 às 14h – Cerimônia de Abertura da FEBRACE 2016

15/03 a 17/03, das 14h às 19h – Mostra de Finalistas para o público geral

15/03, das 15h às 16h30 – Painel: “Iniciação científica e pesquisa na educação básica: desafios e oportunidades”, com representantes do CAPES, CNPq, MCTI e MEC

16/03, das 9h às12h – Painel de Apresentação dos Finalistas ao Prêmio Professor Destaque – FEBRACE 2016: “Relatos de 10 experiências práticas de professores que desenvolvem pesquisa na educação básica”

18/03, das 13h às 17h30 – Cerimônia de Premiação da FEBRACE 2016

Palestras Samsung (Auditório da Diretoria da Poli-USP):

17/03, às 9h – Gabriel Farias e Guilherme Selber: Internet das Coisas: Mercado atual e desenvolvimento de softwares

17/03, às 10h – Antonio Marcon: Inovação aplicada no dia-a-dia

Serviço:

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE 2016 será realizada entre 15 e 18 de março, e é aberta para visitação do público, das 14h às 19h, em uma tenda instalada no estacionamento da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3, travessa 3, Cidade Universitária). A entrada é franca. Mais informações em www.febrace.org.br.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung Electronics inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras, redefinindo o universo das TVs, dos smartphones, dispositivos vestíveis, tablets, câmeras, eletrodomésticos, impressoras, equipamentos médicos, sistemas de rede, semicondutores e soluções LED. Também estamos liderando o espaço da Internet das Coisas, com nossa plataforma aberta SmartThings, nossa grande variedade de dispositivos conectados e por meio da colaboração proativa cross-industry. Empregamos 319.000 pessoas em 84 países, com vendas anuais de US$ 196 bilhões. Para saber mais e conferir as últimas novidades sobre a Samsung, reportagens e materiais de divulgação, visite a Sala de Imprensa Samsung no news.samsung.com