Maio 10, 2016

Alunos Do Colégio Batista De Porto Alegre Levam Cultura E Arte Para As Ruas Da Capital Gaúcha Na Semana Da Arte – Literarte

Publicidade

Convex – Banner de conteudo

As diferentes formas de arte produzidas pelos estudantes estarão expostas em galerias próximas à Escola, assim como fragmentos de poemas serão colados em postes do bairro Floresta, juntamente com o artista Vital Lordelo, que elabora desenhos, pinturas e colagens em espaços públicos como forma de intervenção artística. O tema dessa edição do Literarte será “Uma cidade melhor se faz”.  

  A ideia é colocar a arte na rua através de fotos, poemas, desenhos, grafite, vídeo, dança! Como forma de incentivar a produção artística dos alunos o Colégio Batista de Porto Alegre dará início, a partir dessa sexta-feira, 13/05, do Literarte 2016, mostra de Arte, Literatura, Cultura e Idiomas que reúne diferentes formas de expressão, como as artes visuais, poesia, dança, música e teatro, que envolvem os alunos do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio.   

Com o tema “Uma cidade melhor se faz”, a edição desse ano vai tratar da arte crítica que retrata um olhar sobre a cidade de Porto Alegre através de 4 tópicos: acessibilidade, sustentabilidade, patrimônio e lazer. E como pré-abertura do evento, nesta quinta-feira, 12/05, a partir das 9h10, os alunos do 9º ano sairão pelas ruas do bairro Floresta para colarem nos postes fragmentos de poemas de autores que retratam a capital em suas obras.  O artista Vital Lordelo, que tem suas produções artísticas estampadas em espaços públicos, participará dessa ação cultural com os alunos.

 Para o dia da abertura, que acontecerá nesta sexta-feira, 13/05, a partir das 10h30min, diferentes tipos de expressão de arte já poderão ser conferidas no auditório da Escola como grafite, dança e vídeo.

Entre as atividades que serão realizadas até o dia 18/05, está a exposição de fotos tiradas pelos alunos que clicaram o Bairro Floresta, local em que a Escola está localizada, e que poderão ser conferidas em duas galerias de arte, Delphus – Av. Cristóvão Colombo, 1093 – e na Galeria Molduras – Av. Cristóvão Colombo, 992.

No dia 17/05, a partir das 14h, os alunos do 2º ano do Ensino Médio terão uma palestra com a professora Denise Estácio, mestre em Liguística pela PUCRS, que abordará o livro “Os ratos”, de Dyonélio Machado. Logo após o encontro, Denise levará os estudantes até o Centro Histórico da capital para percorrerem os locais em que o livro cita.  

“A obra “Os ratos” está sendo lida pelos alunos e discutida em sala de aula. Nada melhor do que poder estar no cenário que o autor descreve no livro e ter como roteiro Porto Alegre para visualizar na prática a leitura”, enfatiza a coordenadora pedagógica da Escola, Eliane Bragança.  

No dia 18/05, às 10h30, os alunos apresentarão um TEDx   no auditório do Colégio. Cada aluno terá 5 minutos para falar sobre diferentes aspectos da capital para os colegas, em inglês. 

De acordo com Eliane, serão expostos diferentes tipos de trabalhos realizados pelos alunos pela cidade, assim como eles terão atividades diretamente ligadas com a arte dentro da Escola.  

“Para esta geração tão focada na informação pronta que não exige reflexão nem esforço para ser repassada, a arte se apresenta como uma forma de exercitar a capacidade de trabalhar a sensibilidade, o senso crítico e espera pelos resultados. E a escola pode e deve ser um espaço para que a arte seja desenvolvida. E vamos projetar a arte dos nossos alunos na rua!”, finaliza.  

 PROGRAMAÇÃO LITERARTE 2016  

 - 12/05 – 9h10 às 10h50 – pré-abertura: alunos do 9º ano colarão em postes, localizados pelo Bairro Floresta, fragmentos de poemas de autores que retratam em suas obras a capital gaúcha.  O artista Vital Lordelo participará da ação juntamente com os alunos. 

 – 13/05 – 10h30 – ABERTURA DO LITERARTE no auditório da Escola. Grafite em tapumes, apresentação de dança e teatro.  

 – 13/05 – 14h –Alunos farão passeio na Linha Turismo de Porto Alegre para clicarem a capital. O material será utilizado para o fechamento do evento no dia 18.  

 – 16/05 – 10h30 – Apresentação dos trabalhos de Português do Ensino fundamental e Espanhol do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os trabalhos retratarão diferentes visões sobre a cidade utilizando imagem, poesia, mapas virtuais, redes sociais, música e vídeo como expressão de arte. 

 – 17/05 – 10h30 – Apresentação de trabalhos de Português do Ensino Médio que retratarão diferentes épocas de Porto Alegre a partir de trabalhos em vídeos e poemas. 

 – 17/05 – 14h –palestra com a professora Denise Estácio sobre o livro “Os ratos”. Logo após, os alunos do 2º do Ensino Médio percorrerão o Centro Histórico de Porto Alegre, cenário em que o autor Dyonélio Machado descreve no livro.  

 – 18/05 – 10h30 - TEDx Batista – Cada aluno terá 5 minutos para falar em inglês sobre diferente aspectos da capital gaúcha.  

  – 18/05 – Encerramento do Literarte.

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.