Alimentação: Qualidade e Terceirização

A escola e seus devidos atributos compõem uma base privilegiada para o desenvolvimento do aluno. Nela, diariamente, são inseridas práticas humanitárias, de ordem plural e significativa que promovem o entrelaçamento estudantil em diversas áreas do conhecimento de si. Assim, questões que envolvem a saúde e o bem-estar físico dos alunos são aspectos abordados em escolas de forma sadia e criteriosa.

De acordo com dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade em crianças menores de cinco anos atingiu taxas preocupantes em países em desenvolvimento. Com base no relatório da OMS, pelo menos 41 milhões de crianças com menos de cinco anos são obesas ou estão acima do peso no mundo. No Brasil, a tendência também preocupa, com um terço das crianças acima do peso ou obesas.

Estabelecer, então, uma preocupação sadia na rotina escolar, bem como uma escolha de alimentos balanceados para os alunos, é uma forma de promover hábitos saudáveis – que impactam, diretamente, em seu desenvolvimento e aprendizagem.

12

Acreditando na alimentação como um ramo promissor e permanecendo há 20 anos nesse segmento, a Tebraser, especializada em alimentação, administração de cozinhas, engenharia de cardápios e nutrição, terceirização e gestão de alimentos, cantinas e cozinha escolar, atua com qualidade em diversas áreas mantendo uma qualidade excepcional.

9

Dirceu Junior, diretor da empresa, destaca algumas vantagens em relação a de serviços para o ambiente escolar, como redução de custos, segurança alimentar supervisionada por profissionais qualificados, contribuição na formação de indivíduos completos e saudáveis. “Com a terceirização, a empresa contratante fica totalmente livre para voltar e operar tranquilamente sua atividade principal, reduzindo seus custos e gerando satisfação – benefícios de qualidade aos seus empregados e colaboradores, deixando para nós, as contratadas, toda a gestão (compras, matéria-prima, administração dos funcionários, estoques e qualidade da alimentação) para a satisfação de seus funcionários”.

As etapas de implantação dos serviços, inseridas logo após a contratação, percorrem caminhos minuciosos para fornecer e equipar uma cozinha escolar. Dirceu conta que, no início, a profissional nutricionista junto com o contratante e o diretor da escola, verificam a estrutura da cozinha para que o ambiente não traga nenhum risco para os funcionários. Em seguida, verificam os estados dos utensílios e equipamentos (caso haja no ambiente), e caso algum utensilio ou equipamento esteja em más condições de uso, retiramos imediatamente do ambiente.

Após verificar os aspectos estruturais, ocorre a contratação dos funcionários, que são: 1 cozinheira e uma ½ oficial de cozinha. Com as contratações realizadas, a profissional nutricionista elabora treinamentos de boas práticas (como manipulação dos alimentos, controle de qualidade, higienização das mãos, utensílios, equipamentos, entre outros), quantidade de refeições que serão servidas no local, qualidade dos alimentos que serão oferecidas para os alunos e planejamento mensal do cardápio.

“Caso a escola já possua uma nutricionista, a profissional deve cuidar da alimentação, nutrição e educação nutricional. Deve-se preocupar com a qualidade da alimentação servida, sob o ponto de vista nutricional e higiênico-sanitário, além de ter a missão de mudar hábitos alimentares apoiadas em projetos de educação nutricional. Mas, caso a escola não possua uma nutricionista, é de extrema importância ter uma profissional dentro da escola para fazer mudanças nos hábitos inadequados dos alunos”, destaca Dirceu.

Aos alunos com restrições alimentares, para que eles, assim como os demais, possam ser atendidos adequadamente e de acordo com suas necessidades, os pais devem enviar à escola uma carta do médico (ou exames que mostrem que o aluno tem restrição a um certo tipo de alimento). Assim, é produzida uma alimentação diferenciada diária para o aluno.

Atuando em empresas, escolas, hotéis, varejo, serviços e eventos, a Tebraser disponibiliza um leque de serviços e opções que podem ser escolhidas no ato da contratação – como a decisão do período em que a profissional nutricional visitará o espaço, controle de qualidade da cozinha, treinamento de funcionários, montagem de cardápio e acompanhamento dos serviços prestados.

1

TEBRASER