Jogos olímpicos na escola

A volta às aulas no Colégio Santa Maria entrará no clima da Olimpíada. Desde as séries iniciais, os alunos terão contato com variadas modalidades esportivas que vão ocupar o noticiário por conta do evento no Brasil. Do Jardim ao Pré e no Ensino Fundamental, as turmas irão trabalhar jogos e competições nas aulas de Educação Física, sempre desenvolvendo o espírito esportivo.

Corrida de Revezamento com bastão, arremesso de dardo, salto triplo, basquete, voleibol, ginástica, entre outros esportes, farão parte das aulas. “A intenção não é saber o sentido de existir um ganhador e um perdedor, mas sim uma competição baseada na união e no respeito entre eles”, diz a professora de Educação Física dos alunos de 3 a 5 anos, Maria Filomena Martins, que programou até mesmo uma competição de Hipismo com cavalos de madeira e garrafas pet.

No Ensino Fundamental, os professores também prepararam atividades representativas. O 4º ano, por exemplo, entrará com o
projeto Esporte Que Me Move, que vai abordar Ginástica Artística, Voleibol, Atletismo (corridas e salto em distância), relacionando a vivência corporal de cada modalidade com gestos motores e jogos realizados pelos alunos. Junto com os alunos do 3º ano, as classes também vão criar e apresentar um jogo com o tema Esporte Olímpico.

O 6º ano fará um torneio de Voleibol e Handebol e o professor vai abrir um debate sobre as razões de algumas modalidades constarem do programa olímpico e outras, não. O foco do trabalho no 9º ano será em torno de matérias jornalísticas e entrevistas sobre doping, legado olímpico, esporte e gênero.