Almanaque sobre Olímpiadas une ensino e diversão

Estimular os alunos a absorver informações de forma tão natural que eles nem percebam que estão aprendendo. Esse é um dos desafios do ensino atualmente. O Colégio Magno/Mágico de Oz criou o Almanaque Olímpico para que as crianças aprendam mais sobre esportes e sobre a cultura dos países que participam das competições.

Os alunos estão, esta semana, em plena troca de figurinhas!

unnamed2Autoadesivas remontam informações importantes sobre os costumes de cada época e sobre os personagens abordados no PLANETA OLÍMPICO, projeto desenvolvido ao longo do primeiro semestre, já antecipando o clima dos jogos. Cada cromo ajuda a reviver fatos e a relembrar momentos especiais e atividades realizadas na escola que trouxeram ainda mais conhecimento aos alunos, além, claro, de reforçar a proposta de que aprender pode ser muito divertido!

Esse suporte interativo é mais um recurso na consolidação das informações aos estudantes. É também uma referência que pode ser usada por eles para acompanhar os Jogos do Rio. Ao assistir a um esporte, o aluno pode consultar seu almanaque, com informações de diferentes países incluídos em atividades no Magno/Mágico de Oz, e relacionar os conteúdos.

Entenda o Planeta Olímpico

O que está em jogo nas Olimpíadas? A competição esportiva, sim. A superação dos limites? Também. Mas há muito mais: a ideia de uma humanidade unida em um encontro comum, as trocas culturais, a celebração da diversidade, os valores cooperativos e solidários.

No primeiro semestre de 2016, as crianças que estudam no Magno se envolveram em centenas de atividades educativas, nas diversas áreas do conhecimento – incluindo as práticas esportivas, claro.

Foi uma volta ao mundo por meio do esporte, para aprender sobre todos os povos, sobre o que vestem, sobre suas características geográficas, culturais e humanas.

No Ano das Olímpiadas do Rio, o projeto Planeta Olímpico vai mostrar que quando falamos de esportes, de educação, de convivência, estamos falando sobre o que é maisimportante: os nossos valores!

unnamed1

Como foi

A cada semana, pais e alunos do Minimíni ao Alfa (1º ano) carimbaram o passaporte para entrar em diferentes países e percorrer diversas áreas do conhecimento.

Como não ficar maravilhado com o Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas) japonês? Ou não se comover com a história da artista plástica mexicana Frida Kahlo? Por aqui, teve até quem sonhou em fazer parte de um dos contos dos irmãos Grimm e passear pelos belos castelos alemães!

A aventura pelo conhecimento, que teve como ponto de partida a cidade de Olímpia, na Grécia, também percorreu a terra da rainha, com direito a um delicioso chá inglês ao lado de um legítimo representante da Guarda Real Britânica, o professor do Magno High School, William Scott.

Também não faltou engajamento para ajudar o boneco paralímpico Marck, que recebeu apoio do Alfa para projetar e imprimir uma prótese de última geração na impressora 3D. Uma atividade que envolveu tecnologia, fantasia e, claro, cooperação!

Que tal fazer um safari pela África do Sul? Surfar nos mares australianos ou preparar perfumes com a lavanda cultivada no Núcleo Ambiental para celebrar a França? Também teve quem se arriscou a falar as cores da bandeira com sotaque francês: bleu, blanc e rouge!

Na última parada, os pequenos viajantes retornaram ao Brasil, a sede das Olimpíadas 2016. Por aqui, viajaram pelos Jogos Indígenas e tiveram uma aproximação bastante realista com o universo cultural dos índios.

Mais do que apreciar e interagir, as famílias tiveram um importante papel ao longo desta verdadeira volta ao mundo: vibrar a cada conquista e vivenciar com os filhos a maravilha de descobrir algo novo todos os dias!

unnamed3 unnamed4 unnamed5 unnamed6 unnamed7