fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Importância da educação bilíngue hoje no Brasil é tema de encontro educacional

Em um mundo cada vez mais globalizado, falar uma segunda língua tornou-se imperativo para o sucesso pessoal e profissional. Estudos realizados em universidades de vários países confirmam a importância da educação bilíngue para o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem, propiciando uma experiência que promove a alta performance na aquisição de conhecimento.

Com o objetivo de aprofundar a discussão sobre a educação bilíngue no Brasil, será realizado o encontro “Diálogos Sobre Bilinguismo” (16 e 17 de agosto, em Recife, Pernambuco), evento que reunirá algumas das principais referências e formadores de opinião em educação bilíngue do Brasil, como Rita Ladeia, Ricardo Sili, Virgina Garcia e Piri Szabó, para discutir, analisar e compartilhar experiências sobre melhores práticas educacionais. Participarão do encontro, educadores, diretores e gestores de instituições de ensino de todo o país.

Para iniciar a rodada de palestras haverá uma apresentação aprofundada sobre Bilinguismo, ministrada por Virginia Garcia, uma das principais especialistas em ensino de inglês do Brasil e atual gerente editorial da International School (IS),organizadora do evento. Para apresentar as abordagens curriculares para a formação de bilíngues, foi convidada Rita Ladeia, pesquisadora da área de Bilinguismo e Educação Bilíngue da Unicamp. Ensino de inglês – Um desafio a ser enfrentado, será o tema abordado por Ricardo Sili, autor e editor de material ELT e especialista na formação de professores brasileiros e nativos de Inglês. Por fim, Piri Szabó, Diretora de Cambridge English Assessment no Brasil, ministrará palestra sobre a certificação de proficiência como pilar de qualidade nas escolas bilíngues.

O evento contará ainda com atividades interativas sobre novas técnicas de ensino dentro da sala de aula por meio de ferramentas tecnológicas, casos de sucesso de escolas que se tornaram bilíngues, experiências na composição de corpo docente bilíngue e inovação no setor educacional.

A abertura e o encerramento do encontro serão realizados por Ulisses Cardinot, CEO da International School. “Nosso intuito é reunir autoridades que aprofundem a discussão sobre a importância crucial da educação bilíngue no atual cenário do nosso país”, finaliza Cardinot.

Palestrantes

Rita Ladeia é Pesquisadora na área de Bilinguismo e Educação Bilíngue da Unicamp. Coordenadora de pós-graduação em Didática para a Educação Bilíngue do Instituto Singularidades. Mestre pela Unicamp e doutoranda em Linguística Aplicada, desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores, elaboração de currículos e recursos didáticos para ensino de línguas. Também participa do desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à educação.

Virginia Garcia é Gerente Editorial da International School. Formada pela UFRJ em Filosofia, possui Mestrado na área de Gestão de Desenvolvimento do Currículo no Ensino da Língua Inglesa pela Universidade de Reading na Grã Bretanha, Especialização em RSA TEFLA pela Universidade de Cambridge na Grã Bretanha e dois MBAs, um pelo Henley Management College na Grã Bretanha e outro em Book Publishing pela FGV do Rio de Janeiro.

Ricardo Sili iniciou sua carreira em TEFL em 1977, ensinando jovens alunos e adultos brasileiros em várias escolas de idiomas e, principalmente, na Cultura Inglesa do Rio Janeiro, onde em 1992 tornou-se coordenador do curso e materiais de design. Trabalhou com formação de professores brasileiros e nativos de Inglês, com ênfase no certificado RSA. Desde 2001 trabalha como autor e editor de materiais ELT, principalmente para Learning Factory (Interlink and New Interlink series) e Richmond (English ID Starter). Ricardo possui mestrado em ELT e distinção no Diploma RSA, eficiência no ensino e aprendizagem da pronúncia e gramática e artigos publicados em diversos periódicos da ELT.

Piri Szabó é Diretora Regional do Brasil da Cambridge English Language Assessment. Com mais de 29 anos de experiência, Piri tem trabalhado com o ensino de língua inglesa em diversas funções. Trabalhou como coordenadora acadêmica, gerente geral, examinadora oral de Cambridge English, tutora Celta, gerente de soluções, gerente de programa bilíngue, entre outras funções.

Sobre a International School

Prestadora de serviços especializada em soluções educacionais voltadas à educação bilíngue, detentora do International School Bilingual Program que atende a crescente demanda do mercado nacional, suprindo a necessidade das instituições de ensino e dos pais. Criadora de um modelo inédito de internacionalização para escolas, que oferece educação bilíngue desde o ensino infantil até o High School (com a entrega do diploma norte americano), contemplando a imersão cultural dos estudantes e professores em intercâmbios no exterior.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados