fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Dica – Olimpíadas: Atletas em Formação

Matéria publicada na edição 120 | Agosto/2016 – ver na edição online

Por Rafael Pinheiro

Diversão, entretenimento, conhecimento. Esses três elementos, tão importantes como necessários, ganham vida assim que o período escolar se inicia. As diversas matérias ensinadas, os laboratórios visitados e as lições de casa dialogam com o momento de descontração ansiosamente aguardado pelos alunos e traduzidos em jogos, brincadeiras e prática de esportes variados.

Pesquisadores e especialistas em educação destacam a importância das atividades físicas para as crianças e adolescentes como um desenvolvimento integral durante a formação do aluno, aguça a percepção de si e do outro, suas necessidades, sentidos e significados, interação social e beneficia, de forma direta, o teor pedagógico.

Neste ano, em especial, percebemos os jogos e a educação física de outra maneira. Realizados a cada quatro anos, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos ocorrem nos meses de agosto e setembro, respectivamente, no Rio de Janeiro. Estimando receber mais de 160 mil pessoas, este mega evento mobilizou várias esferas sociais, dentre elas, a educação.

O Colégio do Bosque Mananciais, Unidade Parceira do Sistema Poliedro, trabalhou o tema “Olimpíadas 2016” com os alunos de todas as unidades desde o início deste ano. “Desde o início do projeto, o Colégio tem como característica principal a prática das atividades esportivas inseridas desde o Infantil até o Ensino Médio. Apenas incentivamos a aprofundar os diversos esportes olímpicos. No Colégio do Bosque existe um planejamento mensal para algumas práticas esportivas, como: atletismo, futebol, voleibol, handebol, basquetebol, lutas, dança, beisebol, ciclismo, entre outras”, comenta o professor Tiago Cazon, da Unidade Bosque.

Com intuito de que os alunos conhecessem melhor as Olimpíadas, já que o nosso país é a sede de um evento tão importante em âmbito mundial, todas as turmas participaram das atividades – do segundo ano do Ensino Fundamental I até o primeiro ano do Ensino Médio.

“Faz parte do nosso cotidiano aulas de estimulação motora, pois acreditamos que quanto mais estímulos a criança receber nos primeiros anos de vida, melhor se estruturará o funcionamento cerebral e, através dele, a capacidade intelectual. Estudamos com nossos alunos o significado dos arcos olímpicos, como surgiram os jogos, quais os mascotes dessa edição, etc”, destacou a diretora Izabel Lima, da Unidade Mananciais Infantil.

O trabalho com as Olimpíadas no Colégio foi coroado no dia 25 de julho com a visita da Tocha Olímpica Oficial às Unidades Bosque, Mananciais Infantil e Fundamental I e II para meninas e, no dia 29, com a visita da Tocha à Unidade Arethê.

Saiba mais:
Colégio do Bosque – [email protected]

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados