Empreendedorismo começa na infância e na sala de aula

Seguir carreira ou mergulhar de cabeça no próprio negócio? Esse dilema, antes reservado aos profissionais já consolidados em suas carreiras, agora também é vivido pelos jovens. Sim. O empreendedorismo já é um tema presente no dia a dia dos adolescentes ainda na escola. Isso mesmo. A sala de aula aborda o assunto, entre as disciplinas gerais, a fim de despertar nos alunos a veia do empreendedorismo. É o caso do Colégio Renovação, instituição de ensino com mais de 30 anos de atuação e unidades na capital de São Paulo e interior, na cidade de Indaiatuba.

O projeto de empreendedorismo, desenvolvido durante todo o semestre com alunos de 8º e 9º anos, com idades entre 13 e 14 anos, visa ensinar às turmas todos os processos relacionados a uma empresa, que envolve desde criação de um produto até a venda, passando por todas as etapas, ou seja, desenvolvimento, pesquisa, marketing, administração financeira, atendimento a cliente e fidelização. Os alunos aprendem técnicas para lidar com dinheiro, como é ser dono do próprio negócio e até abrir uma empresa.

Na unidade do Colégio Renovação na capital paulista, o projeto foi intitulado “Feira de Empreendedorismo”. Os envolvidos são os alunos do 9º ano, que além de receber orientação vocacional, são incentivados a escolher entre trabalhar para alguém ou ser empresário.

Nas aulas, as disciplinas de Matemática e Português dividem espaço com gestão de pessoas, organização e finanças. No final da disciplina, um desafio: criar um projeto de negócio e administrar uma empresa durante uma feira de empreendedorismo. Os produtos comercializados no evento são escolhidos pelos próprios alunos, voltados para área gastronômica. “Os alunos vão mais maduros para o mercado de trabalho”, acredita Sueli Conte, psicopedagoga, diretora e mantenedora do Colégio Renovação.

Além disso, para que os alunos entendam também como funciona a questão dos impostos, eles têm como regra para funcionamento das empresas durante o evento o pagamento de um imposto social, ou seja, uma porcentagem das vendas será destinada a ações sociais. O valor será revertido em materiais que serão entregues a instituições que atendem idosos, crianças com câncer e portadoras de síndromes.

“A experiência de viver o dia a dia de um empreendedor desperta nos alunos mais visão de mercado e o projeto criado na nossa escola sobre empreendedorismo ajuda neste processo””, avalia Sueli Conte.

A “Feira de Empreendedorismo” acontece no dia 15 de setembro, das 9h às 16h, na unidade de São Paulo do Colégio Renovação e será aberta para alunos, convidados e comunidade.

Serviço:

Evento: “Feira de Empreendedorismo” Colégio Renovação – unidade São Paulo/SP

Local: Colégio Renovação – unidade São Paulo/SP

Data: 15/09/2016

Entrada: Gratuita

Endereço: Rua Bento de Faria, 129

dsc03033 img_3251 img_3258 img_3250 img_3249 img_3240 img_3245 img_3234 img_3228 dsc03036 dsc03037 dsc03034