Primeiro sistema de Acreditação Escolar do Brasil é um dos destaques no renomado Congresso NAEYC 2016 em Los Angeles

Por Rafael Pinheiro

Observando e analisando de forma precisa e criteriosa o campo social, percebemos modificações que ultrapassam limites esperados e muros de colégios, instaurando, assim, uma preocupação latente: a educação necessita, no plano contemporâneo, instigar, questionar, duvidar, propor, debater e ouvir anseios com um teor repaginado, disponibilizando, assim, um progresso significativo em todo o seu processo e socialização que a escola oferece diariamente.

É relevante, então, adentrar encontros, compartilhamento de ideias e oportunidades valiosas para aprimorar conceitos, verificar novas tendências e refletir, acima de tudo, sobre qualidade educacional e seus múltiplos desdobramentos. Tendo como ponto de partida esses quesitos, acontece entre os dias 02 e 05 de novembro, em Los Angeles, Estados Unidos, o Congresso Anual NAEYC 2016 – considerado o maior evento de educação infantil do mundo, reunindo professores, líderes do pensamento, administradores, pesquisadores educacionais e gestores.

Nesta edição do evento, em especial, o primeiro sistema de Acreditação Escolar do Brasil (ANE) será um dos destaques durante o congresso. “O NAEYC é referência para gestores, professores e demais profissionais da educação como um centro de inovações educacionais e, por promover a discussão da escola ideal e os meios para adaptar as peculiaridades de cada instituição para o melhor resultado desejado para todos os envolvidos, itens que vão ao encontro das propostas da nossa certificação”, declara Camilo Saraiva, um dos criadores da acreditação.

O sistema ANE (www.ane.net.br) é, além de uma certificação, um novo olhar para a educação. E uma preocupação com os pilares físicos e organizacionais que sustentam diariamente as escolas em diversas etapas do aprendizado – educação infantil, berçários, creches, pré-escolas e centros de recreação infantil.

Tendo parceiros renomados, como a ONG Criança Segura, a Cruz Vermelha e a adesão de 48 escolas em nível nacional, a estrutura ANE de certificação teve como base inicial o modelo de avaliação da National Association for the Education of Young Children (NAYEC), dos EUA, recebendo adaptações significativas para a cultura, realidade e necessidades brasileiras. Atualmente ANE conta, também, com o reconhecimento da entidade europeia Skolverket, que possui o mesmo propósito.

ESTRUTURA DE AVALIAÇÃO

Completando um ano de existência no segundo semestre deste ano, o sistema de qualidade da certificação possui uma estrutura hierarquizada de sete capítulos, com mais de 80 páginas de avaliação, que foram desenvolvidos ao longo de dois anos de estudos. São eles: Programa Educacional; Saúde e Segurança das Crianças; Ambiente Físico; Gestão de Colaboradores; Relacionamento com as Crianças; Parceria com as Famílias; e Liderança e Gestão.

Programa Educacional – Analisa a consistência da aplicação do programa educacional estabelecido, de acordo com a filosofia de ensino da escola; contemplando desde o ambiente de aprendizagem até as atividades extracurriculares e os passeios externos. A avaliação de evolução das crianças é ponto fundamental.

Saúde e Segurança das Crianças – Avalia todos os aspectos do bem estar e da integridade física das crianças na escola, com verificação de registros e orientações de saúde, segurança interna e de acesso, boas práticas de berçário e de nutrição, além de controle de enfermidades e prontidão para emergências.

Ambiente Físico – Avalia a estrutura física da escola, sua adequação, seu funcionamento e sua manutenção, com foco na segurança das crianças, além da garantia de ambientes e equipamentos de qualidade para o bom trabalho dos colaboradores.

Gestão de Colaboradores – Analisa como a escola atrai e mantem seus colaboradores, compreendendo desde a seleção, a integração e o treinamento, até um possível desligamento e suas documentações destes processos. As avaliações periódicas de desempenho são pontos fundamentais.

Relacionamento com as Crianças – Observa o trabalho de todos os agentes a escola, com atenção ao ambiente social, à forma de supervisão resolução de conflitos, ao estímulo da curiosidade e do respeito aos colegas. É ponto fundamental, que cada criança se sinta segura, confiante e incluída.

Parceria com as Famílias – Avaliação sobre quando e como a escola interage com as famílias, com observação sobre as visitas de pré-matrícula até a interação no dia-a-dia, com a troca de informações efetiva e eficiente entre pais e professores.

Liderança e Gestão – Com foco exclusivo na direção, é avaliado a estrutura de gestão, o planejamento estratégico e orçamentário, até a gestão de informações, processos e fornecedores. Tudo para garantir que a escola seja uma empresa saudável e que possa continuar prestando seus serviços, com excelência, para várias gerações de pais e alunos.

Todos os processos para a requisição da acreditação, que culminam no selo aos aprovados em todos os itens, são realizados presencialmente pela equipe da ANE, e contemplam a manutenção da assistência com reavaliações anuais, além do suporte constante para sanar eventuais intercorrências.

ANE (Acreditação Nacional Escolar) no Congresso NAEYC 2016

Local: Los Angeles Convention Center – Los Angeles, CA – EUA