outubro 28, 2016

Alunos criam sistema que pode gerar energia elétrica para as vias públicas

Publicidade

Convex – Banner de conteudo

Alunos de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia criaram um mecanismo que gera energia elétrica sustentável através da passagem de veículos ou bicicletas por uma lombada, aproveitando a desaceleração de automóveis nos pedágios de rodovias e de bicicletas nas ciclovias das cidades.

O projeto foi idealizado para Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos Alexandre Hoffmann, Felipe Chicchetto, José Augusto Neto e Marcela Lucato, e será apresentado na Eureka 2016, evento anual onde os alunos do último ano de todos os cursos da Mauá apresentam seus trabalhos. A Eureka será aberta ao público e será realizada entre os dias 27 e 29 de outubro, das 14h às 20h, no campus de São Caetano do Sul do IMT (Praça Mauá, 01).

Para tornar possível a exposição do projeto no evento, o protótipo foi feito para a passagem de uma bicicleta pela lombada, nos testes foi possível acender 7 LEDS com uma tensão de 2.3V. Levando em consideração que, no período de 18 de janeiro até 29 de maio deste ano, 340.557 ciclistas passaram pela ciclovia da Av. Brigadeiro Faria Lima (em São Paulo), a lombada geraria aproximadamente 114 Wh por mês, suficiente para iluminar as vias públicas que contem com o equipamento e tenham com LEDs.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia 

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 55 anos, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Gestão, Design e Engenharia, além do programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há 50 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria.

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Comentários encerrados.