As gigantes são makers

*Diego Thuler, fundador da Little Maker

A Maker Faire, a maior feira de invenções do mundo, ocorre todos anos em vários lugares. Em outubro, Nova York sediou uma das edições. Foram 950 expositores e 95 mil visitantes, 54% pela primeira vez. Eu estive lá com Makers de 42 países.

De fato, o evento é monstruoso e a atmosfera contagiante. Tinha hobistas exibindo seus feitos, inventores testando o interesse de suas invenções, empreendedores buscando alavancar suas startups e grandes empresas se aproximando e de olho neste grande movimento que contagia os Estados Unidos.

Muitas famílias, jovens e crianças -pequenas e grandes, pois todos se tornam crianças-,conhecendo e experimentando as invenções, participando de workshops e assistindo palestras nos diversos palcos espalhados pelo evento. Realmente, fiquei tocado de ver tudo isso de perto. Eu que sou Maker de longa data e muito acompanhei estes eventos de longe não conseguia imaginar como era!

Em um olhar mais analítico, o que me impressionou demais foi o tamanho e a forma que grandes empresas como Google, Microsoft, Intel e mesmo a GE estão posicionadas no mundo Maker.

A Google possui uma divisão Making & Science onde desenvolve vários aplicativos e projetos educativos no princípio Maker. A Microsoft demonstrou a plataforma “Microsoft Programming Experience Toolkit”, voltada a Makers e ensino de programação visual.

A Intel mostrou uma série de processadores e kits para concorrer com Raspberry e Arduíno como plataformas de hardware para Makers. A GE apresentou uma lâmpada programável. Luminosidade e conectividade permitindo integrar com celular e outros dispositivos. A Bose, fabricante de caixas de som, lançou um kit para você montar e personalizar a própria caixa de som.

Eu que entoo sempre a frase “O futuro é dos Makers!”, na Little Maker, senti o quanto o movimento tem chamado a atenção destas gigantes a ponto de adotarem práticas e divisões Makers internamente.

Este futuro está cada vez mais perto e mais real. Muita coisa já tem mudado no mercado de trabalho impactado por este movimento, pela cultura Maker e o princípios que defende. Observo algumas iniciativas aqui no Brasil, como a Heloísa Neves do WeFab fazendo esta ponte entre indústria e Makers. Agora estas gigantes consagradas aceleram bem o processo, pois são sempre seguidas e tomadas de modelo pelas demais.

Sinto de fato que precisamos ter profissionais preparados para esta mudança, isto me fortalece na minha missão junto à Little Maker. Por aqui a conscientização do que é o movimento maker ainda é pequena, precisamos disseminar esta cultura.

Para minha felicidade teremos agora no dia 5 de novembro a Mini Maker Faire Rio, o primeiro evento da franquia realizado no Brasil. Eu estarei lá, apresentando a Little Maker.

*Diego Thuler é engenheiro, engenhoso e maker desde criança. Em 2015, fundou a Little Maker, em Americana, no interior de São Paulo. Conta com unidades em Campinas e Indaiatuba. Tem 170 alunos e cinco escolas parceiras.