Consciência Negra: Projeto promove reflexão sobre questão racial e social, no Colégio EMECE

De 14 a 18 de novembro, no período da manhã, o Colégio Internacional EMECE, no bairro da Pompeia, promove a Semana da Africanidade, evento que antecede e homenageia o Dia da Consciência Negra (20).

“O objetivo é criar um espaço de socialização, conhecimento e de propostas sobre a questão social do negro no Brasil e o ensino da História e Cultura Africana e Afrodescendente em todos os níveis da educação básica”, explica a Professora de Geografia e coordenadora do Colégio EMECE Angélica Larcher.

Exposição de estandartes, Orixás, máscaras, pintura em cerâmica, fotos, poesias, música, jogral, gastronomia, performances, capoeira, e releitura da cultura africana com o uso de Minecraft estão entre os projetos apresentados pelos alunos do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio do Colégio EMECE.

“A escola é um espaço de reflexão sobre costumes e visões, como também de ratificação de preconceitos. Para tanto se faz necessário a aproximação com a diversidade cultural afrodescendente, rompendo com estereótipos propagados há décadas”, conclui Yara Costa, diretora do EMECE.

Sobre o Weducation

Além do EMECE, o Weducation engloba outras escolas tradicionais de São Paulo – os Colégios Internacional Ítalo Brasileiro, em Moema, e o Radial, no Jabaquara. O Colégio Mater Dei, com unidades nos Jardins, em São Paulo, e em São José dos Campos é associado – a primeira escola do mundo a sediar o Google Learning Space.

No total, são aproximadamente 3,2 mil alunos, do berçário ao Ensino Médio e Técnico, usufruindo de parcerias nacionais, como com Rede Pitágoras (Kroton), Lego Education, MindLab, Geekie e internacionais – Southern States University, Cambridge English Language Assessment, por exemplo, além de programas de imersão nos Estados Unidos, Chile e Itália.

Integram o Weducation, ainda, a SSU International Education (unidade de negócios que administra intercâmbios educacionais no exterior), a SSU Centro de Serviços Compartilhados (unidade de negócios responsável pela gestão das instituições de ensino do grupo) e a Arena World Sports, centro esportivo e de lazer na Zona Oeste de São Paulo.