fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Kroton implementa Centro de Serviços Compartilhados com TOTVS Consulting

A Kroton, uma das maiores organizações educacionais privadas do mundo, contou com o apoio e expertise da TOTVS Consulting para remodelar o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) e torná-lo robusto na operação com a Anhanguera, com o intuito de otimizar e padronizar processos. As atividades da área de administração de pessoal e benefícios, folha de pagamento e rotinas de contas a pagar e suprimentos de ambas as empresas foram centralizadas no Centro Kroton de Serviços (CKS). Em apenas cinco meses, foram padronizados todos os processos e implantado o modelo de gestão do CSC.

“O Centro de Serviços Compartilhados Kroton deveria iniciar a operação em 2015, porém, a expertise e o conhecimento das melhores práticas de mercado da TOTVS Consulting permitiram que entrasse em funcionamento já em novembro de 2014, muito antes do previsto. Em virtude dessa eficiência, inclusive, recebemos um prêmio da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados, que reconhece os CSCs do ano” informa o diretor responsável pelo CKS, Marcelo Pardi.

Antes do CKS, a Kroton já havia centralizado as operações relacionadas aos alunos. Em iniciativa pioneira no setor, o Centro de Serviços Compartilhados Alunos, criado em 2011 pelo grupo, unificou operações como matrículas, diplomas, cadastros de currículos, inscrição em disciplinas, bolsas de estudo, faturamento e contas a receber. Em 2013, a TOTVS Consulting redesenhou o fluxo das atividades com base nas melhores práticas de mercado. A profissionalização foi fundamental para que o CSC Alunos da Kroton fosse eleito em 2014 pela Shared Services and Outsourcing Network (SSON) o 2º mel hor CSC do Brasil.

“O Centro de Serviços Compartilhados Alunos da Kroton foi um dos precursores no setor educacional. Com apoio da TOTVS Consulting, aprimoramos ainda mais os processos relacionados aos acadêmicos da instituição, simplificando a gestão do ciclo de vida de mais de um milhão de estudantes. O resultado foi reconhecido no Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE)”, afirma o diretor de gestão de alunos da Kroton, Eberson Terra.

Hoje, a gestão do CSC Alunos tem como base o tripé: registro acadêmico, efetuado pelas secretarias; financeiro, que controla as contas a receber (mensalidade) e a gestão das bolsas; e atendimento aos alunos, realizado por meio das centrais de relacionamento e dos postos avançados do CSC Alunos, que registra diplomas e analisa pedidos de bolsa.

A estruturação garantiu a escolha da TOTVS Consulting para o projeto, que simplificou a incorporação das atividades relacionadas aos alunos da Anhanguera, permitindo a operação de forma rápida e sem complicações. Além disso, o CSC conferiu acessibilidade e capacidade de atendimento ao crescimento futuro da organização, seja ele orgânico ou não.

“Os CSCs têm desempenhado papel estratégico como plataforma de crescimento nas corporações em rápida expansão por contribuírem para a reorganização e a padronização dos processos que, muitas vezes, estão fragmentados em departamentos ou unidades de negócio diferentes. A existência de um Centro de Serviços Compartilhados em projetos de fusão e aquisição garante velocidade e assertividade fundamentais para que a empresa obtenha um rápido retorno do investimento. A agilidade de integração das operações impacta diretamente nos benefícios da transação”, afirma o diretor da TOTVS Consulting, Tarcísio Adamek.
Sobre a TOTVS Consulting

A TOTVS Consulting é o braço de consultoria de negócios da TOTVS. Tem como objetivo trazer inovação e aumentar a eficiência da operação de seus clientes por meio de trabalhos que unem visão estratégica, processos, tecnologia e pessoas. Com conhecimento em diversas áreas de negócio, oferece soluções personalizadas para cada empresa, independente do setor ou porte. A TOTVS Consulting tem uma equipe de 500 consultores alocados em escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Macaé, Belo Horizonte, Recife, Brasília, Buenos Aires e em inúmeros clientes em todo o Brasil e na América Latina.

Sobre a Kroton

A Kroton é uma empresa brasileira com 50 anos de tradição, referência mundial no setor da educação pelo valor de mercado e pela quantidade de alunos. Inovadora e líder no desenvolvimento e aplicação de tecnologias educacionais, a companhia tem um modelo de negócio abrangente, que atende a vários segmentos do ensino no país, desde o maternal até o mestrado e o doutorado profissionais.

Na educação básica atua com a Rede Pitágoras, marca responsável por fornecer sistemas de ensino, que compreendem material didático, serviços de treinamento, avaliação e tecnologia a 228 mil alunos de 669 escolas parceiras em todo o Brasil. Já no ensino superior são quase um milhão de alunos matriculados nas 113 unidades e nos 910 polos de educação a distância das instituições Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Com a LFG está presente no segmento de cursos preparatórios para concursos públicos e OAB.

Como investimento social, o grupo mantém a Fundação Pitágoras, uma organização sem fins lucrativos que capacita profissionais, desenvolve e transfere tecnologia de gestão educacional para melhorar o desempenho de alunos da educação infantil e do ensino fundamental em instituições públicas e privadas. A Kroton realiza projetos com impactos sociais, ambientais e econômicos, no âmbito corporativo e educacional. O padrão de governança corporativa permite o desenvolvimento de processos que colaboram com a tomada de decisão ágil, dinâmica, responsável e sustentável.

Em comemoração ao aniversário de 50 anos do Pitágoras, a Kroton lançou a Aliança Brasileira pela Educação, um movimento de abrangência nacional liderado pelo grupo para contribuir com a qualidade do ensino público brasileiro. A iniciativa com foco na aprendizagem dos alunos atuará em duas frentes: na capacitação de lideranças, por meio de encontros sistemáticos mensais com os diretores das redes públicas municipais e estaduais; e, também, no compartilhamento de projetos de sucesso, cedidos por parceiros do segundo e terceiros setores, sem custo nenhum. O trabalho será desenvolvido em conjunto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação do país.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados