Escola ou Programa Bilíngue?

O mercado de ensino de línguas passa hoje por uma grande transformação, devido à demanda das famílias.

As Escolas Bilíngues cresceram 30% e apresentaram ótimos resultados a cada ano. É uma possibilidade muito interessante de negócio. Uma Escola Bilíngue precisa ter seu foco em dois projetos pedagógicos, fazendo com que o aluno vá se preparando de forma diferenciada para um mundo exigente bilíngue, que ele terá que viver no seu futuro.

A Escola Bilíngue deve oferecer a sua programação bem rica, com projetos multidisciplinares, projetos literários, não deixando de estimular a curiosidade, criatividade e todas as suas habilidades indispensáveis ao preparo de um bom aluno. O aprendizado do segundo idioma já propicia o aumento da parte cognitiva, o que vem naturalmente durante o seu período escolar. É sem dúvida uma ótima opção para responsáveis que acreditam que a Educação fará a diferença no futuro de seus filhos.

Mas quando a Escola Bilíngue não for possível, é bem interessante procurar uma Escola que ofereça um Programa Bilíngue (dentro do currículo, fora ou integral). Um programa bem estruturado também trará um grande diferencial para a Escola e para os alunos, mas é preciso reconhecer a fundo o material utilizado: o didático, portais de educação, jogos, materiais complementares, etc.

O Programa Bilíngue atende bem as famílias no final da tarde, pois as crianças ficam na escola após o horário normal, até aproximadamente 18h30min, ou também pode ser aplicável no integral.

De qualquer forma, um Programa Bilíngue na escola é ótimo, mas o fato da escola ter este programa não dá a ela à possibilidade de se denominar bilíngue. Uma escola só pode ser bilíngue quando ela atender todas as premissas de última Deliberação CEE nº341 de 12 de novembro de 2013, no Rio de Janeiro. Confira na íntegra a deliberação através do link: www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4426570/4111303/DeliberacaoCME222012.doc

E isso deve ser bem avaliado para que a escola não se exponha de forma errada junto aos responsáveis.