fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Cultura de excelência

Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial.

Em 1991, a tríade de empresários criou a Fundação Estudar com o objetivo de ser uma catalisadora de talentos, ou seja, identifica jovens brasileiros de alto potencial – sem restrição a posição política, cor, gênero ou origem social –, para desenvolvê-los, motivá-los a crescer e ajudá-los a causar um impacto positivo na sociedade nos mais diversos setores de atuação.

Ao longo dos anos, a atuação da instituição se expandiu, passando a englobar ações de excelência em maior escala, financiando cursos no Brasil e no exterior, em qualquer área de conhecimento, tanto para estudantes de graduação quanto pós, além de criar diferentes programas e conteúdos de incentivo à experiência acadêmica no exterior e de apoio à tomada de decisão de carreira. Hoje a Fundação Estudar contabiliza seu impacto: 617 bolsistas, 25 mil jovens beneficiados pelos cursos e 15 milhões de pessoas alcançadas pelos canais disponíveis na internet.

Em Cultura de excelência, lançamento de abril da Editora Sextante, o jornalista David Cohen convida o leitor a conhecer a trajetória da Estudar, seus valores e seus métodos. Cada capítulo se debruça sobre um dos seis princípios básicos em que a fundação se baseia para guiar o profissional à tão sonhada excelência. São eles:

  • Ter metas ambiciosas
  • Trabalhar duro
  • Unir-se a gente boa
  • Investir em conhecimento
  • Assumir o papel de protagonista em sua história
  • Almejar um impacto positivo na sociedade

Esses valores são o fio condutor do livro e são apresentados por meio de histórias inspiradoras de gente dedicada e comprometida, que seguiu à risca os ensinamentos da Fundação Estudar e hoje tem lugar de destaque no âmbito profissional. Gente como Tábata Pontes, que nasceu na periferia de São Paulo, foi aprovada para cursar a graduação em Harvard com bolsa integral e criou o Movimento MapaEducação – que visa entender, discutir e agir para transformar a educação básica brasileira. Ou como o mineiro Wilian Cortopassi, doutorando em Química Orgânica pela Universidade de Oxford, que trabalha para tornar o câncer uma doença facilmente tratável. E também como o amazonense Gabriel Benarrós, que foi estudar em Stanford, obteve dupla formação em três anos – em economia e psicologia – e criou a Ingresse, plataforma de venda de ingressos on-line que já recebeu mais de R$ 10 milhões de investidores.

“Não quero dizer com isso que descobrimos a fórmula do sucesso. Só que este é um jeito de fazer as coisas que tem dado muito certo para nós: juntar gente boa, sonhar grande, praticar a meritocracia, buscar melhorar sempre, trabalhar duro, ter ética… Essa cultura nos ajudou muito nos negócios, é algo em que acreditamos e por isso gostamos de disseminar – não só nos nossos negócios, mas também no Brasil”, conta Jorge Paulo Lemann no prefácio do livro.

 

Sobre o autor:

DAVID COHEN é jornalista e escritor. Foi diretor de redação da revista Época NEGÓCIOS, redator-chefe da revista Época e editor-executivo da revista Exame. Trabalhou também na Playboy, no Jornal da Tarde, na Folha de S.Paulo, no jornal O Dia e na TV Manchete. É autor do romance Fábrica de almas.

 

Sobre o livro:

Cultura de excelência – As inspiradoras histórias da Fundação Estudar, que dissemina os valores do trio de empresários mais bem-sucedido do Brasil,  David Cohen

Preço: R$ 39,90

Páginas: 208 páginas

Tamanho: 16cm x 23cm

 

Sobre a Fundação Estudar

A Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que acredita que o Brasil será um país melhor se tivermos mais jovens determinados a seguir uma trajetória de impacto. Criada em 1991, a instituição tem como objetivo disseminar uma cultura de excelência e alavancar os estudos e a carreira de universitários e recém-formados por meio da formação de uma comunidade de líderes, do estímulo à experiência acadêmica no exterior e do apoio à tomada de decisão de carreira. Mais informações: www.estudar.org.br.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados