junho 12, 2017

ESPECIAL BETT BRASIL EDUCAR 2017 Inovação: Novos Horizontes para a Educação

Publicidade

Convex – Banner de conteudo

Na tríade educação, inovação e tecnologia, a edição 2017 da Bett Brasil Educar proporcionou, durante os quatro dias do evento, ambientes para trocas de experiências significativas, compartilhamento de ideias, conhecimentos, atividades externas, soluções reais e facilitadoras para o cotidiano escolar e inovações instigantes para todos os estágios da educação brasileira

 

Por Rafael Pinheiro / Fotos Divulgação/Bett Educar

Reinventar, reconstruir, inovar. Em momentos de densos debates, desdobramentos complexos, dificuldades (internas e externas) e problematizações que envolvem toda a parcela social, avistamos possíveis alternativas que ganham força (e fôlego) no interior do aperfeiçoamento profissional – seja por professores, educadores e gestores. Nesse aspecto, propiciar espaços para essas discussões e experiências no mundo contemporâneo, são movimentos urgentes – e necessários.

Entre os dias 10 e 13 de maio, o São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Imigrantes Expo), localizado na região sul da capital paulista, abrigou a edição 2017 da Bett Brasil Educar – considerado o maior evento de educação, tecnologia e inovação da América Latina. Baseado no tema “Inovação: Novos Horizontes para a Educação”, o Congresso Bett Educar seguiu cinco eixos norteadores: Aprendizagem, Práticas de Sala de Aula, Formação de Professores, Gestão e Políticas Educacionais.

“Na Bett, acreditamos que podemos contribuir para um futuro melhor, como agentes transformadores da mudança na educação. Para isso, reunimos pessoas, práticas, conceitos, tendências, inovação e tecnologias para oportunizar o desenvolvimento dos educadores, maximizando a aprendizagem do aluno”, diz Vera Cabral, curadora do evento.

As palestras foram ministradas por especialistas nacionais e internacionais em educação, com um total de 133 atividades, em 7 auditórios diferentes, com 28 temas e 5 sessões diárias, além de palestras Magnas ao final de cada dia. Foram ministrados, também, 21 cursos certificados com 4 horas de duração. “Queremos que o educador e o gestor tenham experiências enriquecedoras – e isso acontece tanto no Congresso quanto na visita à feira”, explica Vera.

NOVIDADES NA FORMA E NO CONTEÚDO

Com visão global, o evento abriu espaço em suas diversas atividades e discussões de temas atuais, apontando eventos para públicos específicos, como: o Bett Edup, Bett IES e Espaço do Saber. Bett EduP (Fórum de Lideranças de Educação Particular) apresentou conteúdos focados na gestão estratégica de escolas privadas. O programa incluiu discussões sobre temas, desde os mais objetivos, como a questão da inadimplência e a implementação do novo ensino médio, e os impactos de inovações com o uso da inteligência artificial na educação. Para além da discussão, o objetivo é apresentar possibilidades e exemplos concretos de inovações que propiciem o alcance de resultados de excelência, compatíveis com distintos patamares de investimento e com diferentes propostas pedagógicas.

Bett IES (Encontro de Instituições de Ensino Superior) foi concebido para atender aos interesses estratégicos de gestores de tais instituições, com conteúdos definidos com base em grandes tendências ditadas pelo avanço tecnológico. O evento teve parceria de conteúdo com a ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância), o que expressa a relevância dada ao tema da educação a distância no ensino superior.  Mas tratou, também, de outras questões estratégicas a essas instituições, como é o caso da formação dos professores para atuarem no atual contexto, e do próprio perfil de formação dos alunos, tendo como referência a evolução das tecnologias, em especial da inteligência artificial. Com parceria do SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), atraiu uma gama gigantesca de participantes, entre mantenedores, gestores, reitores, diretores acadêmicos, dirigentes educacionais e profissionais de instituições de ensino superior de todo o Brasil.

Continue Lendo

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Comentários encerrados.