julho 7, 2017

O que fazer nas férias?

Publicidade

CULTURA INGLESA – BANNER DE CONTEUDO

As férias de julho chegaram e o que fazer com as crianças nesse período? Muitos pais e responsáveis se planejam no trabalho para programar atividades juntos, pois muitas vezes, por falta de opção, se resumem a jogos de vídeo game, uso da internet ou programas de televisão. Especialistas dão dicas sobre como aproveitar esse tempo com os filhos e falam também sobre a importância do convívio com a família e do descanso para o retorno às aulas.

A sugestão para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, é que eles façam um diário de férias. “A orientação é que a criança faça pelo menos cinco registros, seja de algum lugar que tenha visitado, uma brincadeira feita, ou de um filme que assistiu no cinema, em que ela deve escrever uma frase completa sobre a atividade realizada e apresentar aos colegas no primeiro dia de aula”, conta Vanessa Gonçalves de Andrade, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I.

Para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, um almanaque de férias é confeccionado com várias atividades para que eles aproveitem o período de maneira divertida. “No material, damos sugestões de livros para ler, de brincadeiras, jogos, cruzadinhas, desafios, passatempo, culinária para fazer junto a um adulto e até um espaço para que eles façam um pequeno comentário, caso tenham assistido um filme no cinema ou a uma peça de teatro”, diz Vanessa.

Dicas culturais e sugestões de leituras também são indicadas para as crianças do 3º ano. “Indicamos visitas ao Sabina Escola Parque do Conhecimento e Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler, MASP, Pinacoteca e a livrarias com programação para crianças no período de férias”.

As professoras da área de inglês também dão dicas culturais por série e que sejam semelhantes aos conteúdos que as turmas estão estudando. “Sugerimos aos alunos do 4º ano ir ao Zoo São Paulo ou ao Aquário de São Paulo, pois eles vão estudar sobre os animais e suas características. Assim, eles podem anotar aspectos interessantes e em sala de aula, compartilhar com seus colegas, comparando as características e os animais vistos”, comenta a orientadora. Ainda para o 4º ano, outra proposta é que o aluno escreva uma reportagem de turismo, dando dicas de um lugar interessante que ele visitou ou viajou com a família.

Aos alunos do 5º ano, as dicas são brincadeiras lúdicas para que as crianças se divirtam no mês de julho. Os locais sugeridos são o Museu da Imaginação, em que o aluno pode apostar uma corrida de saco, ouvir histórias ao redor de uma fogueira, tocar instrumentos musicais e participar de um caça ao tesouro; o Festival Risadaria Kids, braço do Festival RISADARIA, maior festival de humor do mundo, que traz espetáculos circenses, teatro, música e oficinas; e o Escape 60, um lugar de entretenimento especializado em jogos de fuga, que permite a crianças e adultos viver de verdade aventuras como nos filmes e games.

Continue Lendo

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Comentários encerrados.