agosto 10, 2017

Conversa com o Gestor – Ensino Médio: Desafios, habilidades e reformulações

Publicidade

CULTURA INGLESA – BANNER DE CONTEUDO

Com essas recentes modificações, o Colégio do Carmo, situado na Grande São Paulo, iniciou disciplinas optativas para que os alunos consigam fazer suas escolhas com mais critério. “Alguns professores já estão trabalhando de forma interdisciplinar para que os alunos entendam que conteúdos tem uma correlação. Trabalhamos com as disciplinas já divididas por área de conhecimento”, explica Renata Maria Smolka e Gaia, Diretora Pedagógica.

Dentre os principais desafios, na visão do colégio, para o ensino médio, estão: Criar oportunidades, em disciplinas optativas, para que exercitem e conheçam profissões futuras; Tornar os alunos autônomos, proativos, que saibam trabalhar em grupo e exerçam papeis de liderança; Fazer com que os alunos cuidem de o porquê aprender, para tudo que está por vir e estimular o espírito crítico.

“Existe reunião de planejamento no início do ano para traçarmos os rumos do nosso currículo e estratégias para melhor desenvolvê-lo. O realinhamento do currículo escolar é realizado semanalmente com todos os assessores para definirmos e ajustarmos o currículo da escola e os professores são atendidos pelos assessores diariamente”, indica a diretora.

 

FORMAÇÃO HUMANA

Com método de alfabetização próprio, trabalhando a formação integral do aluno, reforçando a necessidade do acompanhamento individualizado, o Colégio Vértice, localizado na capital paulista, disponibiliza aos seus alunos, através do currículo pedagógico diferenciado e anterior à Reforma do Ensino Médio, cursos eletivos para realizar no contraturno, como Desenho Artístico, Trabalhando com Madeira, Freud Explica, A Química das Engenharias, Espanhol, Orientação Vocacional, Dinâmicas (desenvolvimento de trabalho em equipe por meio de gincanas, desafios e outras atividades), Artes (Cinema e Audiovisual), entre outras opções.

“O formato de avaliação também é diferenciado. A nota de cada disciplina é formada pela média simples das notas quantitativa e qualitativa. A quantitativa é composta pelo resultado obtido em provas e avaliações constantes. Já a qualitativa é o resultado da observação diária do professor em relação às habilidades comportamentais e cognitivas do aluno, como participação em aula, senso de responsabilidade, entre outros aspectos”, informa Adilson Garcia, Diretor do Ensino Fundamental II e Médio do colégio.

Os alunos, conta Adilson, também participam de projetos internos e externos multidisciplinares e desenvolvem aptidões como liderança, empreendedorismo e trabalho em equipe. Os estudantes são motivados a criar, resolver problemas e construir propostas inovadoras.

No Colégio Positivo, os alunos dos 1° e 2° anos do Ensino Médio têm aulas de Lógica de Programação

“Nós priorizamos os valores éticos e humanos, como o respeito ao próximo e a solidariedade. O nosso modelo pedagógico prepara o aluno da Educação Infantil ao Ensino Médio para a vida, tornando-o um cidadão crítico, atuante, consciente e capaz de enfrentar os desafios da vida e do mercado. Trabalhamos com a certeza de que estamos colaborando na contínua transformação de seres humanos em indivíduos conscientes de seus direitos e deveres, que atuarão com valores éticos e morais em nossa sociedade, para torná-la melhor a cada dia”, ressalta.

Continue Lendo

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Comentários encerrados.