setembro 10, 2017

Conversa com o Gestor – Educação e Cidadania: Apontamentos que transcendem as salas de aula

Publicidade

Convex – Banner de conteudo

As influências e desdobramentos que este projeto pode impactar na formação de cada aluno ou aluna transcende módulos pedagógicos e instaura um movimento maior de pesquisa, um processo de investigação “que procura pensar a realidade em que vivemos, seja em nossa escola, em nosso bairro, em nossa cidade, em nosso país”. Dessa maneira, complementa Ricardo, o projeto de intervenção é mais um movimento de leitura e escrita em meio à vida que vivemos. “Ler e escrever como atos de criação e de criatividade, de produção de conhecimento, de reflexão e posicionamento diante da realidade que vivemos e que queremos mudar”.

VOLUNTARIADO

Ampliando os horizontes para uma formação humanista, o Colégio Albert Sabin, localizado na região oeste da capital paulista, desenvolve, desde 2008, um projeto voluntariado que proporciona uma experiência instigante aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio. “A ideia do projeto surgiu da necessidade de uma atividade extra oferecida pelo Programa Sabin +Esporte e Cultura capaz de desenvolver nos alunos noções de empreendedorismo social, colaboração, solidariedade e cidadania”, afirmam os professores orientadores do projeto Telma Gonçalves de Oliveira e João Paulo Streapco.

Atualmente, 55 alunos participam deste projeto, que possui encontros semanais com duração de 45 minutos. As atividades externas, dizem os professores, acontecem bimestralmente, de acordo com o planejamento apresentado no início do ano letivo. Ao final de cada ano há uma cerimônia para a entrega dos certificados aos voluntários do ano.

“As propostas de atividades são desenvolvidas a partir do estudo e observação das necessidades específicas das instituições parceiras do colégio. Atualmente, temos 10 instituições parceiras que contam com a ajuda financeira arrecadada durante a Festa Junina Sabin, evento no qual a participação de toda a comunidade é voluntária”, destacam Tema e João.

A partir dessa ação, os voluntários do Sabin já trabalharam na revitalização de parque infantil da CEI Salvador Lo Turco; na integração junto aos assistidos e divulgação do trabalho da Pestalozzi de Osasco; na campanha para melhoria da coleta seletiva de materiais recicláveis do colégio, junto à Recicla Butantã, por exemplo. “O projeto voluntariado permite que os alunos vivenciem situações voltadas ao autoconhecimento, à colaboração, à conscientização da sua importância como agentes transformadores e do despertar para a cidadania, integrando estes aspectos com a formação mais ampla oferecida pelo colégio pelo curso regular”, finalizam.

 

Saiba mais:

Aleluia Heringer Lisboa Teixeira – contagem@santoagostinho.com.br

Paulo Procópio da Silva – paulo.procopio@eniac.edu.br

Ricardo Santos Chiquito – arqui@colegiosmaristas.com.br

Telma Gonçalves de Oliveira e João Paulo Streapco – atendimento@albertsabin.com.br

Continue Lendo

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Comentários encerrados.