Reta final para o ENEM em novembro

A edição de 2017 do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio traz novidades nas provas marcadas para 05 e 12 de novembro, que cairão no domingo. Até 2016, o ENEM acontecia em dois dias seguidos: sábado e domingo.

O exame surgiu em 1998, com o intuito de avaliar o aprendizado dos estudantes ao final do ensino médio e é usado como parte do processo seletivo de mais de mil Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Também é critério obrigatório na seleção para concessão de benefícios como ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Nessa reta final que antecede ao Exame, ainda dá tempo de estudar e rever os conteúdos que devem continuar mesclando temas tradicionais e contemporâneos. O tom de crítica social se mantém cada vez mais presente na redação e nas 180 questões das provas de Matemática, Ciência Humanas, Linguagens Códigos, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

“Manter-se bem atualizado é muito importante para desenvolver o tema da redação dissertativa. O estudante precisa argumentar e propor uma solução para o problema em debate, dentro de princípios éticos e de respeito aos direitos humanos”, afirma Pe. Javier García Martínez, Diretor do Colégio Agostiniano São José (CASJ).  “Nunca é demais enfatizar que a letra tem que ser legível, e que a norma culta da escrita deve ser respeitada. Nada de usar gírias ou abreviações como acontece na linguagem informal da internet. Nos textos dissertativos, trabalhar introdução, desenvolvimento e conclusão”, acrescenta.

Atividades diferenciadas em várias etapas e projetos

Para auxiliar os estudantes, o Colégio Agostiniano São José (CASJ), de São Paulo, oferece sem custo adicional atividades extras após o período das aulas regulares do Ensino Médio, como oficinas integradas de matemática e física; história e geografia; biologia e geografia; além de aprofundamento nas disciplinas de física, química e biologia, entre outros conteúdos.

E como Atualidades permeiam as provas do ENEM e os vestibulares, os temas atuais são trazidos para debate entre os estudantes nas atividades sobre natureza e sociedade, análise literária e leitura fílmica.

Aliás, desde a Educação Infantil, é grande a preocupação do Colégio Agostiniano São José (CASJ) em estimular o hábito da leitura nos alunos, para que possam desenvolver o repertório necessário para plena escrita e o desenvolvimento de uma postura atuante no mundo. “O nosso concurso anual de Redação já virou uma tradição.  O tema desenvolvido por estudantes de diversas idades em 2016 envolveu a preservação do meio ambiente do planeta Terra, e temas como: descarte do lixo eletrônico, resíduos, saneamento básico, qualidade de vida, respeito e dignidade”, explica Pe. Javier.

Para  quem vai prestar o ENEM  pela primeira vez, é interessante relembrar o tema das redações nos últimos anos, para ir praticando:  “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” (2016), “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” (2015),   “Publicidade infantil em questão no Brasil” (2014),  “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” (2013), “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI” (2012), “Viver em rede no século XXI” (2011),  “Ajuda humanitária e na reaplicação da prova”, “O trabalho na construção da dignidade humana” (2010) e “Qual o efeito em nós do ‘Eles são todos corruptos’?” e a “Valorização do Idoso” (2009).

Sobre o Colégio Agostiniano São José

Com quase 60 anos de história, o Colégio Agostiniano São José, parte integrante da Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência, destaca-se pela proposta pedagógico-administrativa de nível superior e corpo docente altamente qualificado. A instituição conta com uma estrutura que contempla salas de aulas com mobiliário e equipamentos digitais atualizados, seguranças preparados e devidamente uniformizados, equipe de conservação e limpeza especializada. Nas obras sociais, o Colégio é mantenedor de creches, restaurantes populares, distribuição de cestas básicas e diversas outras obras assistenciais, sustentadas com parte dos recursos gerados pelas mensalidades pagas pelos alunos à semelhança dos outros Colégios dessa Sociedade,  concretizando, de forma convicta, os valores cristãos e católicos referenciados.

Para mais informações, acesse http://www.casj.com.br/