outubro 6, 2017

Arquitetura escolar – Cores na escola

Publicidade

Convex – Banner de conteudo

Sempre vemos exemplos lindos de arquitetura escolar pelo mundo aparecendo na internet, e aqui no blog também colocamos projetos que gostamos em alguns dos nossos posts. Acompanhamos com atenção este tipo de publicação e na semana passada o site Catraquinha nos trouxe lindos 15 projetos de creches muito especiais .Cada um destes projetos tem suas peculiaridades (um deles já apareceu por aqui num outro post), mas uma coisa comum a quase todos eles é o uso das cores na escola.

As vezes de forma mais presente nos ambientes internos, outras vezes como uma forma de destacar um elemento na fachada ou ainda compondo o mobiliário, as cores são parte importante na composição do projeto de arquitetura escolar. O uso incorreto de uma cor pode gerar um ambiente desconfortável e a ausência dela pode tornar o espaço monótono e sem vida.

As cores podem ser aliadas na construção de um ambiente mais saudável nas escolas

Mas como escolher corretamente as cores na escola?

As cores são definidas por faixas de ondas possíveis de serem vistas pelo olho humano. De acordo com o comprimento de cada uma destas ondas são dados os nomes às cores: o verde, o amarelo, o azul, etc. A cor é uma percepção que pode variar de indivíduo para indivíduo, por isso é tão comum haverem divergências entre as pessoas quando se define uma cor, muitas vezes o que é azul para um pode ser verde para outro.

No projeto de arquitetura escolar o uso das cores é um componente poderoso na criação dos espaços. As cores influenciam de forma direta o estado psicológico das pessoas e da mesma forma que podem estimular os alunos a desenvolverem diversas atividades, elas também podem criar um espaço que não desperte qualquer interesse e que não promova a interação própria do ambiente escolar.

A escolha de que cor usar em cada local depende  de vários fatores: tempo de permanência dos usuários naquele espaço, o tamanho do local, tipo de atividade a ser desenvolvida e a sensação que se deseja passar a quem utiliza o ambiente, por exemplo. E isso vale para qualquer tipo de projeto não só os de arquitetura escolar.

Ainda que seja muito particular e seja praticamente impossível criar uma norma para o uso das cores há alguns conceitos básicos que podemos aplicar sem erro.

  • Círculo Cromático

Circulo cromático – a formação das cores.

O círculo cromático já deve ter aparecido em algum momento da sua vida escolar. É a base principal para o uso das cores e nele podemos visualizar a forma como as cores se formam e são organizadas.

No centro temos as cores primárias – vermelho, azul e amarelo.

A combinação das cores primárias dá origem às chamadas cores secundárias :

Vermelho+azul= violeta

Vermelho+amarelo=laranja

Azul+amarelo=verde

E por fim a combinação destas seis cores iniciais (primárias e secundárias) formam as cores terciárias.

Continue Lendo

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Comentários encerrados.