outubro 11, 2017

Sobre o livro: o acerto de contas de uma mãe

Publicidade

Convex – Banner de conteudo

Certa vez, o saudoso Rubem Alves escreveu que umas das primeiras lições que ele aprendeu com a psicanálise foi: “Se você quiser descobri segredos, preste atenção nas coisas pequenas, aquelas coisas que ninguém nota. É nelas que se revelam os segredos”.

Concordo plenamente com ele, os segredos estão onde o “silêncio” se guarda, estão nos detalhes, nas palavras “não pronunciadas”, estão naqueles alunos que não se fazem notar. Os segredos estão em todos os cantos. Ali, onde a palavra não entra em movimento, onde não há tempo para se olhar e nem escutar. Os segredos podem ser guardados ou compartilhados, depende de cada um e depende do segredo. O segredo sempre me lembra o silêncio, ainda não sei bem o motivo, talvez porque eu tenha sido uma aluna “barulhenta”, e por isso sempre encontrei uma forma de me fazer ser vista, olhada e escutada, foi no barulho que encontrei uma forma de sair da invisibilidade.

Apesar de todo meu barulho, aprendi a escutar os silenciosos, o meu barulho. E quando me tornei professora, foram eles, os “silenciosos”, os “tímidos”, os “bonzinhos” que me chamavam a atenção. Através do meu silêncio interior entendi que o sofrimento psíquico se dá de várias maneiras.

Foi junto ao silêncio que terminei em lágrimas o emocionante e tocante livro de Sue Klebold e entendi mais uma vez que o real é inominável, que o real é algo que nos escapa de qualquer nomeação. Foi junto ao silêncio que essa mãe encontrou uma forma de falar de sua dor, uma forma de tentar entender o que jamais terá entendimento.

Leiam e reflitam! Fica a dica.

 

[1] A Vida Após a Tragédia de Columbine Autora: Sue Klebold. Editora: Verus. Título Original: A Mother’s Reckoning.

[2] Escola de Ensino Médio de Columbine, na cidadezinha de Littleton, Estados Unidos. “Em questão de minutos, mataram doze estudantes e um professor e feriram outras vinte e quatro pessoas, antes de tirar a própria vida”.

Continue Lendo

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Comentários encerrados.