outubro 18, 2017

Conversa com o Gestor: Especial CRESCER – 13º Congresso e 4ª Feira Educacional

Publicidade

CULTURA INGLESA – BANNER DE CONTEUDO

Organizado pela Rabbit Partnership, a edição 2017 do Congresso Crescer reuniu diversos gestores, mantenedores, coordenadores e diretores ávidos por conhecimentos relevantes, soluções e tendências educacionais que integrarão, posteriormente, movimentos, circuitos e adaptações positivas em cada instituição

Texto e fotos por Rafael Pinheiro

13º CRESCER e 4ª Feira Educacional

A gestão desdobra-se, cotidianamente, em amplos debates, densas ações, projetos, rotinas administrativas e tarefas que envolvem o circuito de colaboradores que partilham do mesmo objetivo: fomentar e manter a excelência da instituição. A gestão escolar, em especial, destaca alguns parâmetros, olhares e escutas diferenciados, já que, no complexo sistema educacional, a formação, o desenvolvimento e as interações socioculturais posicionam-se na base estrutural desse extenso processo.

Na contemporaneidade a educação ganha uma notoriedade plural em todos os níveis, tanto no ensino de base como nos caminhos superiores acadêmicos. Dessa forma, as modificações sociais, culturais, políticas e econômicas que atravessamos na atualidade, repercutem, em diversas escalas, nas instituições escolares – seja no aspecto administrativo, financeiro ou pedagógico.

Assim, podemos caracterizar o processo educacional como algo fluído, em constante construção, transcendente. E, para acompanhar todas essas mudanças, o crescimento – tanto pessoal como profissional – é revelado (e aguardado) nas instituições escolares como um marco que reverbera, de certa forma, no progresso dos alunos.

Augusto Cury, da Escola da Inteligência

CONGRESSO CRESCER

Tendo como ponto de partida o estímulo e extensão do repertório de líderes educacionais, seu papel frente à administração, seu relacionamento e convivência com os professores, estratégias pedagógicas e caminhos escolhidos diante de problematizações, ocorreu no Expo Center Norte, situado na região norte da capital paulista, no dia 14 de setembro, o 13º Congresso Crescer e a 4ª Feira Educacional.

O evento, organizado pela Rabbit Partnership (empresa de comunicação full service que introduz e interage práticas de marketing, pesquisa, vendas, recursos humanos, atendimento e gestão), apresentou temas instigantes em quatro auditórios distribuídos pelo espaço.

Nas palestras matinais, Geraldo P. Almeida abordou “O trabalho docente como prática de felicidade”; Célia Godoy trouxe “A importância da coordenação: o impacto do seu papel e do modelo de atuação junto à equipe”; Claudio Ribeiro Falcão falou sobre a “Gestão educacional baseada na informação”; Vera Melis Paolillo abordou “Práticas para a educação infantil à luz das contribuições da Base Nacional”; Daniel Jacuá apresentou “A importância da contextualização do conteúdo e da avaliação para o aluno”; Marcos Raggazzi questionou “Atestado de óbito da pedagogia tradicional e certidão de nascimento da neuropedagogia?!”.

Claudio Ribeiro Falcão, do Sistema de Ensino PH, destacou a gestão educacional baseada em informação

Nas exposições vespertinas, Alessandra Gotuzo Seabra falou sobre “Desenvolvimento de funções executivas/autorregulação”; Ronaldo Balsalobre e Vicente Cândido abordaram o ensino híbrido; Célio Müller explorou “O estatuto do deficiente e as obrigações legais das escolas”; e “Vendendo sonhos para uma sociedade que deixou de sonhar” foi a exposição de Augusto Cury.

Continue Lendo

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Comentários encerrados.