novembro 23, 2017

Conversa com o Gestor – Efeitos & Afetos: Estados Socioemocionais na Interação Escolar

Publicidade

Convex – Banner de conteudo

Criada pelo psicoterapeuta Leo Fraiman, a metodologia pode ser adotada por qualquer rede ou sistema de ensino, cobrindo do Ensino Infantil ao Ensino Médio. Com novo projeto gráfico e conteúdo atualizado, a coleção chegou ao mercado no mês de outubro, alinhada aos anseios atuais e à formação do cidadão, tratando de temas como: autoconhecimento e inteligência emocional; escolhas profissionais e empregabilidade; mercado de trabalho e educação financeira; métodos de estudo e processos seletivos. Em todos, são trabalhados valores e atitudes importantes para o sucesso pessoal e, consequentemente, para o estímulo de projetos de vida sustentáveis. A coleção traz ainda atividades lúdicas, novas seções, sugestões de leitura e textos complementares, além de um guia para a família com o conteúdo desenvolvido em sala de aula ao longo do ano – propostas que tornam a coleção única no segmento educacional.

Um dos seus diferenciais é o fato de que educadores de qualquer disciplina podem ministrar as aulas. “É uma solução que promove a educação para a cultura e para a atitude empreendedora, mostrando caminhos para que o aluno seja o protagonista de seu aprendizado”, diz o psicoterapeuta Leo Fraiman.

 

Utilizamos no Colégio do Bosque Mananciais um recurso que nos auxilia na construção das habilidades socioemocionais, que é a preceptoria. Através deste trabalho, o professor auxilia para que o aluno se conheça e construa um Plano Pessoal de Melhora (PPM). No PPM podem constar pontos, como: melhorar na generosidade; realizar as tarefas com mais capricho; ser responsável com o seu material individual e com o material coletivo; desenvolver hábitos de estudo mais eficazes, etc. O preceptor conversa quinzenalmente com o aluno. Os pontos do PPM também são compartilhados com a família. A família é atendida pelo preceptor pelo menos em 4 encontros durante o ano. A finalidade destes encontros é ajustar o PPM realizado na escola com o PPM que os pais estão trabalhando em casa.

A preceptoria na Educação Infantil contempla apenas as reuniões com a família, O trabalho de preceptoria do professor com o aluno da educação infantil não acontece através de encontros quinzenais. A avaliação e observação é feita por meio das situações concretas do dia a dia. O preceptor fica atento às condutas da criança e com base nestas define junto com as famílias, planos de ação para favorecer o desenvolvimento integral de cada criança”, relata Regina Eliane Pick, Assessora psicopedagógica no Colégio do Bosque Mananciais (Unidade Parceira do Sistema de Ensino Poliedro) em Curitiba (PR).

 

ESCOLA DA INTELIGÊNCIA

Psiquiatra, escritor e pesquisador Augusto Cury

A Escola da Inteligência é um Programa que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentado na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada por seu criador – o psiquiatra, escritor e pesquisador Augusto Cury – foi pensado especialmente para atender às necessidades de alunos, professores e família, a fim de promover qualidade de vida e saúde psíquica.

Continue Lendo

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Comentários encerrados.