Dica – Uniformes: Qualidade e Conforto

Versatilidade, durabilidade, conforto e qualidade são requisitos imprescindíveis quando pensamos, em um primeiro momento, acerca de vestuário utilitário. O uso da indumentária no universo escolar carrega em seu histórico pontos significativos, como nome, estética, tradição e simbologia de cada instituição, bem como uma estrutura que permita a movimentação livre de todos os alunos.

“Sempre que pensamos em um novo modelo de uniforme, reunimos a equipe para saber as opiniões feitas pelos pais quanto à malha e sua qualidade, se é suficientemente fresca e se, de forma geral, o modelo oferece elasticidade aos alunos para enfrentarem o tempo de aula com conforto”, diz Elaine Elisei, diretora pedagógica da Escola Educarte, Unidade Parceira do Sistema de Ensino Poliedro em Cruzeiro (SP).

Produzido e identificado com o emblema da escola, a junção de cores, padronagens, tecidos, texturas e detalhes reforçam e indicam uma linguagem visual significante nos uniformes escolares que os alunos carregam diariamente. “Acreditamos que o uniforme promove a visibilidade do colégio e, ao mesmo tempo, oferece segurança aos alunos, pois podem ser facilmente identificados a caminho da escola”, destaca Elaine.

A confecção de uniformes de alta qualidade, com adornos e detalhes do próprio colégio proporcionando identificação visual do aluno são questões relevantes no ato da concepção de cada vestimenta. Para o designer e empresário do setor de uniformes, Filipe da Silva Santos, outros fatores devem ser observados: “a preocupação com o conforto e bem-estar do aluno está acima de qualquer questão estética, por isso os materiais que são utilizados para a confecção devem ser sempre testados antes de dar início a qualquer produção. Logo, o desenvolvimento e a produção dos uniformes devem agregar todos estes fatores e alinhar conforto, praticidade, personalidade e estilo”.

Dessa forma, Filipe indica que a interação por parte da escola é fundamental para a criação das peças, “pois é ela quem entende dos seus valores e conhece seus alunos, então todas as peças devem ser desenvolvidas carregando um traço da personalidade da escola, para isso leva-se em consideração todos os feedbacks possíveis”.

Além do desenvolvimento primoroso, a utilização de materiais específicos e a preocupação com o bem-estar, a escolha da empresa para confecção é de suma importância. “Por mais que nos tempos atuais toda economia é muito bem-vinda, não se atenha somente ao preço, pense na qualidade e na entrega. A aquisição de uniformes de qualidade, além de todos os benefícios ao bem-estar do aluno, agrega muito valor à imagem da instituição e pode-se até considerar como um investimento em propaganda”, ressalta Filipe. (RP)

Saiba mais:

Elaine Elisei – [email protected]