Janeiro 22, 2018

O que as escolas podem aprender com a Disney?

Publicidade

Convex – Banner de conteudo

As escolas deveriam prestar atenção nas histórias que se passam todos os dias em seu cenário, ressaltando os bons exemplos, os “cases de sucesso”, através do reconhecimento dos estudantes, professores e colaboradores que fazem a diferença na sua área de atuação. Na Disney, isso é compreendido com uma forma de entusiasmar a todos, para as boas práticas. Ressaltar exemplos de dedicação faz parte do “jeito Disney” de gestão que objetiva gerar e manter clientes e também colaboradores do seu elenco. Todos desejam reconhecimento, seja através de uma carta, foto, certificado e ritual de entrega.

A equipe gestora da escola deve ser guardiã do padrão de excelência do atendimento e dos processos que envolvem a rotina de educandos e educadores para gerar lealdade das famílias e resultados financeiros e sobretudo acadêmicos.  Toda e qualquer tomada de decisão na Disney tem que impactar positivamente esses três itens: padrão de excelência no atendimento, lealdade dos clientes e resultados financeiros.

Para atingir estes objetivos a seleção de colaboradores deve ser primorosa pois os colaboradores que estão na ‘linha de frente’, atendendo os clientes devem dar respostas assertivas de acordo com a missão, visão e valores institucionais. Afinal, a saúde financeira de qualquer empresa depende de fidelização, repetição de compra e multiplicação da reputação da marca. Um exemplo muito divulgado é que na  Disney, quando um cliente  não encontra o seu carro estacionado, colaboradores encontram o veículo em até 6 minutos.

Para que o padrão de excelência crie um ciclo virtuoso é fundamental a escuta tangível e intangível dos clientes. Na Disney, há milhares de ouvidos que escutam o cliente e retornam com uma solução. O que fazer para que solucionar os imprevistos que acontecem no dia a dia? Em escolas, por exemplo, é fundamental ter colaboradores preparados para ver, ouvir, julgar, agir e avaliar a ação.

Resumindo. O que as escolas podem aprender com a Disney? Fortalecer sua cultura organizacional para fidelizar, gerar ganhos sociais, acadêmicos, de imagem e reputação, além de financeiros. Isso exige alto desempenho, advindo de estratégicas pensadas para curto, médio e longo prazo. Vamos pensar? O que podemos aprender com a metodologia da Disney? O mentor da Disneylândia nos responde: “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade” (Walt Disney). Portanto, gestores, valorizem sua comunidade educativa, principalmente os professores.

Por Professor Paulo Henrique de Souza

Continue Lendo

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Comentários encerrados.