Fevereiro 2, 2018

Nova geração de tecnologia em vídeo voltada ao segmento educacional oferece interatividade para professores e alunos

Publicidade

Convex – Banner de conteudo
  • A comunicação entre professores e alunos acontece em tempo real incrementando a experiência dos usuários
  • Entre as funcionalidades da plataforma há relatórios sobre a audiência, interesse e aderência ao conteúdo dos vídeos

Em um universo voltado para as mídias sociais, com interação permanente e integração de diferentes aplicativos e plataformas, uma plataforma de vídeo destinada ao aprendizado e ainda interativo representa a nova geração de tecnologia voltada ao segmento educacional .

Desenvolvida pela Instructure (NYSE:INST), empresa de tecnologia líder em software-as-a-service (SaaS) e criadora dos sistemas de gerenciamento do ensino (LMS) Bridge e Canvas a plataforma de vídeo online Arc já está sendo utilizada no mercado brasileiro. Com ela, vídeos que antes eram assistidos de forma passiva se tornam inclusivos e mais produtivos com discussões e interatividade.

O recurso de interação presente na Arc contribui para o engajamento dos estudantes ao transformar em uma conversa o que seria apenas um conteúdo apresentado em vídeo. Isso porque, diferentemente das plataformas tradicionais, a Arc foi desenvolvida pensando na necessidade de estudantes e instrutores, tanto dos ensinos fundamental e médio, como universitário ou até mesmo de treinamentos técnicos e corporativos.

A interface inovadora permite que alunos e professores interajam com o conteúdo fazendo comentários em tempo real, diretamente na linha do tempo do vídeo. Por meio desse recurso, os alunos podem aprender com os insights uns dos outros, bem como receber direcionamentos e feedback dos professores, vivenciando assim uma rica experiência de colaboração em que um aprende com o outro.

A Arc tem um player moderno com garantia de entrega do vídeo em qualquer lugar e dispositivo. Aos instrutores e administradores, a plataforma entrega análises relevantes que permitem avaliar de forma simples e rápida quais vídeos os alunos estão assistindo, há quanto tempo estão visualizando e quando eles pararam de acompanhar, mensurando assim o envolvimento com os materiais compartilhados. Com esses dados os professores podem reavaliar o conteúdo com o objetivo de aumentar a retenção e o foco dos estudantes, e otimizar os vídeos para transmissão dos trechos mais críticos – sempre monitorando o comportamento dos alunos.

“É comum estudantes se distraírem assistindo vídeo-aulas, e sem a visualização dos momentos exatos em que os alunos se dispersam, fica difícil para o professor corrigir e melhorar seus vídeos. Com a Arc os instrutores conseguem entender como os alunos estão interagindo com os materiais e podem assim otimizar as aulas”, comenta Lars Janér, diretor da Instructure para a América Latina.

A Fundação Lemann é um dos clientes no Brasil que já utiliza a plataforma de vídeo Arc para oferecer formação profissional a professores e gestores de escolas públicas em todo o Brasil. “A plataforma Arc integrada ao Canvas dá o suporte à metodologia pedagógica que desejamos, permitindo que os educadores interajam e compartilhem conhecimentos facilmente por meio dos vídeos”, diz Guilherme Antunes, gerente de projetos da Fundação Lemann.

Continue Lendo

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Comentários encerrados.