Dica – Cursos: Formação Integral

O conhecimento é um campo do saber que acompanha todos e todas durante uma extensa e densa trajetória. Desde o primeiro contato com a escola, como o crescimento no ensino fundamental até a conclusão no ensino médio, os ensinos multidisciplinares envolvem e interligam movimentos fluidos do aprendizado que podem ser encontrados nas disciplinas regulares, como em cursos de férias, aprimoramentos, extensões e extracurriculares.

“O aprendizado é uma construção ininterrupta. Por isso, oferecer atividades extras de qualidade e das mais diversas naturezas, é um grande apoio na formação integral de nossos alunos. Os cursos extras trabalham habilidades cognitivas, emocionais e sociais, algo que nossa experiência pedagógica sempre nos mostrou ser extremamente positivo, já que se reflete no bom desempenho dos nossos alunos”, destaca Irma Akamine Hiray, diretora geral do Centro Educacional Pioneiro, localizado em São Paulo.

Tendo o conhecimento como fator central em nosso dia a dia, presente em várias esferas sociais, podemos alinhar e projetar novos rumos pedagógicos, que intensifique todo e qualquer aprendizado, ou até mesmo, disponha de novas experiências atraentes e significativas.

“As férias são momentos importantes para experimentar novas habilidades e sair da rotina. Nós, do Pioneiro, oferecemos uma proposta bem completa aos alunos que ficam conosco por mais tempo. Os alunos têm a opção do curso de férias, com dias de muito aprendizado e diversão que incluem atividades lúdicas e de interesse de cada faixa etária”, diz a Irma Akamine.

Segundo a diretora geral, o conhecimento adquirido nos cursos extras pode despertar nos alunos e alunas interesses por áreas específicas “ou faz a conexão com aquilo que ele viu em sala de aula no período regular. A recepção dos alunos aos nossos cursos costuma ser bastante positiva já que, em geral, os cursos surgem da demanda dos estudantes. Periodicamente revemos nossos cursos para ajustá-los às necessidades da turma e às necessidades de nossos alunos”.

Com relação a verificação e inserção de uma grade extracurricular – como cursos de férias, por exemplo – Max Roger Franco Pompílio, professor e coordenador nacional do curso de Metodologias Ativas do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores), acredita que instituições escolares que não abrem outras possibilidades de cursos estão perdendo uma grande chance de oferecer o que o seu aluno precisa.

“É preciso consultar o mercado e o alunato. Há demandas que não existiam poucos anos atrás e hoje estão em pauta. Quem vai preparar os profissionais do mundo atual? Há necessidades que estão abertas sem grandes preocupações de preenchimento”, reflete Max, que indaga: “Falemos, por exemplo, da escola básica. O seu aluno quer aprender a tocar violão? Por que não na escola? A mãe dele gostaria de praticar inglês ou ioga? Por que não poderia na escola do filho? Basta saber do que a comunidade precisa e oferecer com a melhor logística para todos”. (RP)

Saiba mais:

Centro Educacional Pioneiro[email protected]