Ícone do site Revista Direcional Escolas

Administração Esportiva no Brasil

A administração esportiva ou gestão do esporte concerne à organização e direção racional e sistemática de atividades esportivas e físicas em geral e/ou de entidades e grupos que fazem acontecer estas atividades quer orientadas para competições de alto nível ou participação popular ocasional ou regular, e práticas de lazer e de saúde.

Na prática, a administração esportiva é uma atividade de apoio ao esporte e à Educação Física. O Brasil tem uma tradição esportiva, mas deve percorrer um longo caminho profissional. Assim verificamos a falta de profissionais especializados para promover os negócios na área do esporte brasileiro.

Estas considerações podem ser admitidas para a gestão do esporte brasileiro em geral desde que se ampliam as opções no mercado de trabalho, mas o ritmo da capacitação profissional parece não estar atendendo ainda a expectativa da demanda pelo menos em termos de qualidade. Só então será possível a construção e a consolidação de práticas administrativas aplicadas aos diversos segmentos do desporto, respeitadas as características culturais e sociais do país.

Dessa forma verificamos que o aprimoramento da área é necessário, antes de tudo, que se conheça o esporte no Brasil, que se tenha a real avaliação da realidade nacional em termos das condições e necessidades existentes, que sejam desenvolvidos estudos e pesquisas na área. Só então será possível a construção e a consolidação de práticas administrativas aplicadas aos diversos segmentos do desporto, respeitadas as características culturais e sociais do país.

Diagnóstico realizado sobre Educação Física e Esporte no Brasil, já apontava a evolução da indústria do esporte em relação aos segmentos de materiais esportivos, de construções e instalações destinadas a Educação Física, Esportes e Recreação, sem, no entanto, se referir a questões de gestão e administração esportiva.

A demanda de atuação do profissional de administração esportiva é bastante diversificada, diferenciando-se de acordo com a cultura, a organização e as políticas de cada país ou região. A área de Administração Esportiva envolve a aplicação dos conceitos e teorias gerais da Administração e aos diferentes papéis que ele desempenha na sociedade contemporânea.

Pela abrangência que o esporte tem no contexto social dos dias de hoje, estão também envolvidos, de maneira geral, além dos conceitos e teorias da Administração, conhecimentos relativos a Economia, Marketing, Legislação e Política.

A formação de administradores esportivos tem sido realizada, nas últimas décadas, no Brasil, fruto da exigência dos mercados de atuação e das demandas sociais.

O profissional capacitado na área tem se convertido em uma necessidade em toda organização que queira administrar, gerar e ofertar corretamente seus recursos. Mas, pouco se estuda e conhece sobre o perfil deste administrador, sua formação e campos de atuação.

A própria caracterização da área se dá, conforme o país, de diferentes maneiras. Internacionalmente, temos exemplos de caracterização da área que se dão através de um conceito amplo de esporte que engloba todos os segmentos da chamada Indústria do Esporte.

Algumas das áreas de atuação, em nosso país: no esporte universitário e escolar, no esporte profissional, na gestão de equipamentos esportivos, de programas recreativos, nas agências de esporte comunitário e de participação, em informação e marketing esportivo, no jornalismo esportivo, nos clubes, na indústria esportiva, nos centros de fitness, nas áreas de treinamento atlético e de medicina esportiva, na área de atividades aquáticas e no campo da consultoria e empreendedorismo.

Apenas a administração não resolve como apenas a experiência esportiva. Aliar conhecimentos técnicos, táticos e estratégicos pode profissionalizar e alavancar o esporte em nosso país.