Colégio Porto Seguro incentiva a leitura por meio do programa Biblioteca Pessoal
Além de ampliar o repertório cultural e o vocabulário, a leitura favorece a compreensão, construção e interpretação de todo tipo de texto ou redação – habilidades essenciais para o aluno, mas que os brasileiros apresentaram mau desempenho no último ENEM.
No Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do País, os alunos contam com o programa Biblioteca Pessoal de leitura e formação de acervo, que atinge quase 10 mil estudantes, entre os quais 1,7 mil alunos da Escola da Comunidade da Vila Andrade e de Paraisópolis
que, ao longo da sua vida escolar, receberão livros gratuitamente.
Essencialmente, a proposta visa a trabalhar uma lista de livros em cada série, do Portinho ao Ensino Médio, vislumbrando a formação de um currículo básico de leitura, de modo que nenhum aluno saia do Colégio sem passar por determinados autores clássicos e por obras que, por sua temática, fazem-se “obrigatórias” para certa idade.
Com isso, um aluno que ingressa no Colégio no Infantil 1 e forma-se na 3ª série do Ensino Médio terá lido, em média, 140 livros ao longo de sua trajetória escolar. Assim, terá ampliado seu repertório cultural e vocabulário porque aprendeu a ler, compreender, interpretar e relacionar informações, com fluência verbal e escrita, nos quatro idiomas ministrados na escola.
Sobre a Escola da Comunidade
Acreditando que a educação é o melhor meio para oferecer aos cidadãos de nosso País um futuro mais justo, a Fundação Visconde de Porto Seguro criou, em 1966, a Escola da Comunidade. Atualmente, a escola disponibiliza cerca de 1.700 bolsas e educação de qualidade a alunos de baixa renda moradores, principalmente, de Paraisópolis e da Vila Andrade. São cursos de Educação Básica, Educação para Jovens e Adultos (EJA) e cursos extras, como artesanato. A Escola da Comunidade também oferece educação musical por meio de sua banda e de seu coral. Os alunos interessados, ainda, recebem orientações para o ingresso na faculdade e no mercado de trabalho. Por meio de iniciativas que promovem a integração, a Escola da Comunidade transformou-se num elo entre a sociedade e os diferentes currículos e cursos oferecidos pelo colégio.
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.