Para cursar uma boa universidade é preciso mais do que o conhecimento específico da matéria que será utilizada na vida acadêmica. A redação, no caso, é uma disciplina fundamental, tendo em vista que estamos inseridos em uma sociedade que preza pela escrita.
No Colégio Santo Américo, os alunos contam com equipes externas especializadas para a correção das redações desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. “São profissionais com experiência em sala de aula e em exames renomados como o ENEM e os principais vestibulares. Eles atuam em sincronia com os professores do colégio, pois se trata de um trabalho oneroso”, diz José Ruy Lozano, coordenador pedagógico do Santo Américo.
Lozano explica que uma das principais etapas do processo de correção é quando as redações retornam para os alunos reelaborarem os trechos necessários. “Os professores acompanham este momento orientando os estudantes sobre os apontamentos dos textos. Depois de corrigidas, as redações voltam para as mãos do mesmo profissional que faz uma nova avaliação”, afirma.
Em alguns momentos, os professores selecionam trechos com problemas para discutir com a turma em sala de aula. “Sabemos que dificilmente uma redação é escrita da primeira vez. É um processo e o texto tem de ser reelaborado diversas vezes, criteriosamente. Com as equipes externas, conseguimos transmitir para os alunos uma análise qualitativa dos textos, da mesma forma que acontece nos principais exames do país”, ressalta Lozano.
Ao final de cada ano letivo, o colégio publica livros com as melhores redações de cada turma. Trata-se de um projeto que incentiva os alunos a se esforçarem para criarem textos cada vez melhores. As obras são distribuídas gratuitamente para os próprios estudantes, pais e colegas.
Sobre o Colégio Santo Américo (www.csasp.g12.br)
Há mais de 60 anos, o Santo Américo oferece uma proposta pedagógica diferenciada, focada na aprendizagem global do aluno, por meio de uma matriz curricular abrangente viabilizada pelo período integral.
Com uma equipe de educadores altamente qualificados, que busca ampliar a capacidade de os estudantes se tornarem agentes da sua própria aprendizagem, a escola disponibiliza uma grande variedade de atividades que permite o desenvolvimento de talentos diversos.
Os alunos contam com um Espaço Cultural de mais de 1,6 mil m², onde são ministradas aulas de artes, música e dança. Além disso, o ensino de xadrez faz parte da grade curricular, há uma maior carga horária de Educação Física e no ensino de línguas estrangeiras, como Inglês e Espanhol.
O Colégio Santo Américo está localizado na rua Santo Américo, 275, no Morumbi, zona sul de São Paulo.