Considerado o maior encontro de educação e tecnologia da América Latina, a 28ª edição Bett Brasil, que ocorreu entre os dias 9 e 12 de maio no Transamerica Expo Center, em São Paulo, recebeu um público recorde de 35 mil pessoas em quatro dias de evento. Com o intuito de fortalecer o diálogo e promover reflexões sobre temáticas que atravessam o cotidiano das escolas, quem visitou esta edição pôde se conectar às últimas novidades de inovações e soluções para o ensino, com destaque para os recursos de Inteligência Artificial e práticas para o cuidado da saúde mental de alunos e professores.
Segundo a diretora da Bett Brasil, Cláudia Valério, a edição 2023 do evento traduz o potencial do setor da educação e o seu contínuo crescimento. “Este ano, a Bett Brasil está maior em termos de metragem, mais rica e diversa na oferta de conteúdo e mais movimentada do que a última edição. Percebemos que o mercado educacional veio em peso, com soluções para as questões que estão sendo debatidas hoje em dia, como ChatGPT e Inteligência Artificial, e isto está refletido no evento, com inúmeras soluções propostas pelos expositores e nas novidades que eles estão trazendo para todo o ecossistema educacional”, afirmou Cláudia.
Ela antecipa que em 2024 o evento deve ser ainda maior em função desta demanda por soluções que vêm sendo apresentadas. “Para o próximo ano, temos uma novidade: o evento muda de casa, até porque chegamos à capacidade máxima do atual local, o que confirma o potencial do setor da educação. Em função disso, a Bett Brasil passará a ser realizada no Expo Center Norte, de 23 a 26 de abril de 2024”, revela a diretora do evento.
No que diz respeito a capilaridade de visitantes, embora o público da Bett Brasil seja genuinamente brasileiro, o evento reuniu também visitantes de 21 países, como Argentina, Chile, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Coreia do Sul, entre outros.
“Participar da Bett Brasil é muito importante para nós, este é o maior evento de educação da América Latina, que mostra as principais tendências em gestão, tecnologia e técnicas de aprendizagem para o setor. Este ano, escolhemos a Bett para apresentar nossas principais soluções com inteligências artificiais para professores e gestores de educação, com recursos para apoiar novas formas de ensinar, aprender e administrar instituições educacionais em um mundo em constante transformação, como o Progresso de Leitura, o Coach de Pesquisa na Web e o Speaker Coach”, ressaltou a diretora de skilling e educação da Microsoft Brasil, Vera Cabral.
Programação completa e diversificada
O evento promoveu o diálogo entre os diversos atores da Educação sobre os caminhos para o futuro do setor em relação à formação de docentes, o uso de tecnologias digitais, a diversidade e inclusão nas escolas, metodologias de ensino e avaliações, os cuidados com a saúde mental de crianças e adolescentes, entre outros assuntos. A agenda de conteúdo foi dividida em 9 auditórios com a realização do Congresso Bett Brasil, Fórum de Gestores, Workshops e o Ahead By Bett.
“Toda a curadoria de conteúdo foi pautada sobre o momento atual do pós-pandemia e do contexto das escolas e realidade educacional brasileira. Com isso, assuntos como diversidade, saúde mental, empregabilidade e tecnologias foram todos abordados nesta edição. Aliado a isso, uma das características mais importantes enfatizadas foi a possibilidade de interação, nas sessões com o Roda de Conversa, onde jornalistas moderaram os painéis, com a participação de especialistas para aprofundar os temas. Da mesma forma, o auditório Aquário, onde as cadeiras ficaram dispostas de forma circular para que o público participasse ativamente, inclusive com congressistas subindo ao palco para debater o tema específico proposto de cada sessão”, destacou a diretora de Conteúdo da Bett Brasil, Adriana Martinelli.
Adriana explicou ainda que a inovação dos conteúdos da Bett Brasil 2023 foi pautada no favorecimento de um diálogo aberto e democrático em torno dos temas mais relevantes do nosso contexto educacional. “Para 2024, vamos manter esses formatos de diálogo e auditórios para ampliar as possibilidades dos debates e de temas, sempre envolvendo as pautas da educação para todos, seja pública, privada, de todas as etapas de ensino, assim como profissional”, disse ela.
Lançamento de livros
Integrando a programação oficial do evento, a área de sessão de autógrafos recebeu autores e autoras nos quatro dias do evento. O autor Mozart Neves Ramos, educador e professor da Universidade de São Paulo (USP), acaba de lançar na feira Bett Brasil 2023 o livro “Educação: a trilha inacabada”, publicada pelo Grupo Santillana, Fundação Santillana e Moderna. A obra reúne 44 artigos sobre Educação Infantil e Ensinos Médio, Técnico e Superior, abordados no contexto da pandemia de covid-19 e da retomada das aulas em todos os segmentos.
A publicação é gratuita e pode ser acessada neste link: https://www.
Luciana Allan, doutora em Educação pela USP, lançou seu sexto livro durante a Bett Brasil: “Reflexões e práticas da Educação no século XXI”. Cofundadora e diretora técnica do Instituto Crescer (IC) – organização social que há mais de 22 anos promove projetos de formação de educadores, qualificação profissional e desenvolvimento comunitário -, a obra foi custeada pelo próprio IC e será distribuída gratuitamente, para que o conhecimento seja compartilhado com todos os interessados em refletir sobre como promover uma educação inovadora que tenha qualidade e equidade.
Luciana revela que o lançamento da obra está em linha com um novo momento do Instituto Crescer, que mergulha em uma metodologia intitulada ‘Teoria da Mudança’, parte integrante do planejamento estratégico do IC para os próximos três anos. “Este livro é mais uma peça deste grande quebra-cabeça, a qual esperamos ter a capacidade de inspirar, impactar e incentivar a conquista de um novo mundo que tem na Educação seu principal agente transformador. Desde a fundação da entidade, foi o que sempre buscamos: projetos em parceria com as empresas e comunidades e também produção de conhecimento na área de educação, traduzida na prática pela elaboração de pesquisas, redação de livros e manuais, desenho de novas metodologias e criação de indicadores que ajudem gestores e professores a aprimorar suas práticas pedagógicas”, comenta a autora.