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Bett Brasil 2024 encerra com recorde de público

Inteligência artificial como ferramenta de ensino, personalização da aprendizagem, educação inclusiva, competências socioemocionais, edutainment e valorização da saúde mental são algumas das tendências de Educação que pautaram a 29ª edição da Bett Brasil, maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina.

“Esta foi a maior edição de toda a história da Bett Brasil. Superamos os 40 mil visitantes durante os quatro dias de evento. No que se refere ao conteúdo, a oferta de paineis e palestras contou com a participação de mais de 400 palestrantes e, na parte da exposição, mais de 300 marcas expositoras estiveram presentes, representando todo o ecossistema educacional. A Bett Brasil consolidou-se como um interlocutor do diálogo entre as demandas dos gestores,  professores, estudantes e dos desenvolvedores de soluções e tecnologias. Todos, juntos, com o mesmo propósito de viabilizar a evolução da educação”, avaliou Claudia Valerio, diretora da Bett Brasil.

A diretora de Conteúdo da Bett Brasil, Adriana Martinelli, ressalta a diversidade do conteúdo apresentado na 29ª edição do evento. “Temos um conteúdo muito voltado para a realidade atual da Educação, que é direcionar o olhar para as transformações sociais. E com isso, conseguimos trazer a diversidade para os palcos da Bett Brasil, incluindo palestrantes internacionais, o que ajuda a compreender de forma globalizada os desafios da Educação”, ela afirma.

Adriana também destaca as novidades que marcaram essa edição. “Uma novidade na Bett Brasil deste ano foi a participação dos estudantes com uma programação especial para que eles tenham uma voz ativa no evento. Outro ponto marcante foi a ampliação da presença da educação pública. 80% da realidade da educação básica no país é pública, portanto é muito importante abrir um espaço de diálogo para os gestores públicos com paineis específicos sobre políticas públicas e o compartilhamento de cases interessantes de projetos que estão espalhados pelo Brasil”.

Estudo OCDE

A Bett Brasil foi palco do anúncio oficial dos resultados inéditos do estudo “Social and Emotional Skills for Better Lives (Competências socioemocionais para uma vida melhor, em tradução livre),” divulgado pelo Instituto Ayrton Senna (IAS). O estudo foi conduzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em colaboração com o Instituto Ayrton Senna (IAS).

É a primeira vez que o Brasil participa como campo de implementação principal na coleta global de dados sobre o assunto, junto com outros 16 países e organizações, incluindo Colômbia, Chile, Itália, Japão, Finlândia e Bulgária. No Brasil, o estudo foi conduzido na cidade de Sobral, no Ceará, em 2023, com mais de 4.500 estudantes de 10 e 15 anos, professores, diretores escolares e pais/responsáveis.

O estudo representa uma das primeiras pesquisas internacionais em larga escala sobre competências socioemocionais no mundo, abrangendo dados de milhares de estudantes de 10 e 15 anos. O estudo avalia 15 competências socioemocionais e sua importância na vida dos estudantes, além de examinar os fatores que promovem ou dificultam seu desenvolvimento.

Idade: o estudo evidencia disparidades no desenvolvimento das competências socioemocionais entre estudantes de 10 e 15 anos. Enquanto os estudantes mais jovens demonstraram maior progresso em competências como confiança, determinação, assertividade e otimismo, os de 15 anos relataram um avanço superior na competência de empatia. Essas discrepâncias ressaltam a importância de compreender os elementos que influenciam tal desenvolvimento. Uma hipótese sugerida pela gerente de pesquisas e membro do eduLab21, do Instituto Ayrton Senna, Karen Teixeira, é que os estudantes de 10 anos, especialmente aqueles no ensino fundamental 1, desfrutam de uma relação mais próxima com um único professor, o que pode facilitar o progresso socioemocional.

“Professores do Ensino Fundamental 1 podem ter acesso a mais formações relacionadas ao desenvolvimento socioemocional, tornando-os mais preparados para ajudar os alunos nessa área. Esses insights sugerem a importância de fornecer formação adequada aos professores do Ensino Fundamental para melhorar o desenvolvimento socioemocional dos alunos mais velhos”, afirmou Karen.

Frequência escolar: o relatório também aborda a questão da frequência escolar, destacando que os estudantes de Sobral têm menos faltas em comparação com a média dos países participantes, embora relatem chegar atrasados à escola com maior frequência. Karen destaca a importância de observar essa tendência: “A incidência de faltas e atrasos é crucial, pois pode ser um indicador de possível abandono escolar e afetar o desempenho dos alunos. Competências como determinação, persistência e responsabilidade contribuem para a redução das taxas de faltas e atrasos. Além disso, competências como otimismo e entusiasmo estão associadas a indicadores de saúde e bem-estar.”

Notas escolares: Entre os resultados mais relevantes, Karen apontou que competências como desempenho de tarefas e abertura ao novo estão relacionadas com melhores notas escolares; a autogestão e curiosidade foram relevantes como os principais impulsionadores do desempenho em disciplinas como matemática, leitura e artes; enquanto otimismo e entusiasmo influenciam positivamente o bem-estar dos estudantes.

“Todas as competências socioemocionais analisadas contribuíram para o aprimoramento do desempenho acadêmico, desmistificando a ideia de que o desenvolvimento dessas habilidades poderia prejudicar o aprendizado tradicional”, ponderou Karen.

O Instituto Ayrton Senna é referência no país com atuação importante na promoção do debate e na condução de pesquisas sobre habilidades socioemocionais no Brasil. Seu trabalho contribuiu para a inclusão dessas competências nos currículos escolares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um marco histórico para a educação brasileira.

Saúde mental

As competências socioemocionais não apenas moldam o desenvolvimento humano, mas também desempenham um papel fundamental na saúde mental. Especialistas afirmam que o diagnóstico precoce na infância e o acolhimento dentro do ambiente escolar podem contribuir significativamente para a saúde mental do indivíduo ao longo da vida. Para elucidar o assunto, a Bett Brasil trouxe, no quarto dia de evento, a psicóloga e gerente pedagógica do LIV – Laboratório Inteligência de Vida, Renata Ishida, e a psiquiatra e professora da Santa Casa de São Paulo, Maria Carolina Pinheiro.

Segundo Renata, após a pandemia, a sensação nas escolas é de que os desafios emocionais são ainda maiores, com crianças e jovens mais inquietos e com diversas dificuldades socioemocionais. A psicóloga alerta ainda sobre dados alarmantes: segundo o Ministério da Saúde, o número de crianças que usam algum tipo de psicotrópico aumentou 775% nos últimos 10 anos.

Ishida destaca que há um crescimento exponencial no número de diagnósticos de transtornos, porém, o caminho para solucionar esse problema é mais longo do que se pensa. “Não basta diagnosticar. É preciso oferecer caminhos e ferramentas para que as pessoas enfrentem seus desafios de vida, e a escola é fundamental nesse sentido. É preciso estruturar estratégias e práticas de cuidados na rede escolar, e tornar isso um exercício cotidiano de acolhimento”.

Preocupação é maior entre os jovens

“Quanto mais estudo, mais certeza eu tenho que doenças psiquiátricas são doenças pediátricas. É melhor construir crianças inteiras do que adultos quebrados”. A frase da psiquiatra Maria Carolina Pinheiro comoveu a plateia de congressistas, afinal, grande parte dos gestores e educadores vivem a realidade desafiadora de lidar com traumas e transtornos em crianças e adolescentes nas escolas.  Segundo a médica, ao menos 12% dos jovens do mundo possuem ao menos um tipo de transtorno psicológico.

As causas para esse cenário são muitas, mas Maria Carolina lista, principalmente: mudanças sociais bruscas; aumento da pressão acadêmica, familiar e social; excesso no uso da tecnologia; traumas e adversidades; desequilíbrios químicos e hormonais desencadeado por fatores ambientais; condições genéticas associadas a um estilo de vida ruim, entre outros.

De acordo com a especialista, a cura está na transformação dos jovens e no convite à construção da saúde. “Saúde e doença não são opostos. Se adoecemos, é porque estamos recebendo um convite para revermos nossa relação com o mundo. Não devemos sofrer em vão, é necessário discutir e, principalmente, ouvir”, enfatizou.

Protagonismo do estudante segue em alta na Bett Brasil 2024

Os estudantes subiram ao palco no quarto e último dia da Bett Brasil. O painel “Qual educação queremos? foi apresentado pelos alunos que participam do projeto “Juventude Bett – Agentes Transformadores”, que incentiva estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas a explorar tendências e inovações educacionais durante os quatro dias do evento, em uma iniciativa colaborativa entre Bett Brasil, o Instituto Criar e a CESAR School.

Nove alunos, divididos em três grupos, representaram os 24 estudantes das escolas Lourenço Castanho, Escola Estadual Antônio de Lisboa e Escola Estadual Mauro de Oliveira e subiram ao palco para apresentar os vídeos que produziram com suas percepções sobre os futuro da educação com base no que presenciaram nos quatro dias de Bett Brasil.

“Nossos grupos foram divididos respeitando a pluralidade de culturas e de realidades, e é isso que dá a graça e o toque especial nesse projeto. Então, tivemos pessoas de escolas públicas, de escolas técnicas e escolas particulares e foi o que gerou esse debate que a Bett Brasil, o Instituto Criar e a CESAR School viabilizaram. Esta preocupação de valorizar o estudante nesse papel é muito importante porque, afinal, uma feira e congresso desse tamanho reverberam nos estudantes”, disse o aluno Daniel.

“Como a oportunidade gera possibilidade de acesso à Educação” foi o tema proposto pelo grupo 1, que considerou o lugar de fala do estudante que, lutando por seus direitos, pode criar ainda mais acessibilidade gerando oportunidades e com qualidade.

O segundo grupo selecionou o tema “Acesso à educação” para abordar as dificuldades de deslocamento até a escola. A reflexão dos estudantes passou pela acessibilidade de qualidade, que pode proporcionar mais oportunidades de acesso, respeitando a individualidade de cada estudante.

E o grupo 3 falou sobre “A discrepância no ensino”, abordando que existe uma diferença no acesso às tecnologias disponíveis. Além disso, os estudantes falaram sobre os tipos e metodologias de ensino, aplicação de tecnologias e a relação entre o aluno e o professor, que causa enorme impacto no dia a dia dos estudantes.

A aluna Sofia, da Escola Lourenço Castanho, disse que o projeto Juventude Bett – Agentes Transformadores reforça o protagonismo dos alunos. “A presença dos estudantes numa feira de educação tão grande como a Bett Brasil é extremamente importante para termos representatividade, tanto com os professores como com as instituições que aqui estão”.

Aluna do Lourenço Castanho, Helena disse que ver outras vidas e histórias foi o que mais a impactou. “Conviver com pessoas de realidades diferentes e conhecer novas realidades é o que levo de mais importante nestes  dias. Consegui conversar com pessoas diferentes, com distintas visões, defendendo um propósito em comum”, finalizou.

Bett Conect@

O Bett Conect@ realizou mais de 800 reuniões em dois dias. A iniciativa é direcionada para o relacionamento e networking por meio de reuniões individuais pré-agendadas com 20 minutos de duração entre instituições educacionais e fornecedores de tecnologias e soluções para a educação.

Nesta edição, entre as instituições participantes passaram pelo Bett Conect@: Rede La Salle, Rede Damas, Escola Lourenço Castanho, Ânima, FIA e Risotolândia.

Feira de Negócios

“Participar da Bett Brasil por mais um ano foi uma experiência enriquecedora para nós da Systemic. Estamos orgulhosos de ter lançado o Fluency Flow, o mais completo teste de fluência oral em inglês do mundo que utiliza inteligência artificial. Além disso, ter um auditório voltado para o setor público e apresentar ao vivo os resultados bem-sucedidos de nossos alunos em escolas públicas foi uma oportunidade única para demonstrar o impacto positivo de nossas soluções. Estamos animados para continuar a impulsionar a educação com inovação, tecnologia e resultados concretos”, destaca a CEO Systemic, Vanessa Tenório.

A feira de negócios da Bett Brasil contou com mais de 300 marcas que apresentaram lançamentos e inovações em soluções, produtos e serviços voltados para o ecossistema educacional público e privado. “Estar na Bett Brasil foi uma oportunidade extraordinária para o isaac. Esse foi o nosso terceiro ano consecutivo no evento e estivemos lá não só para apresentar nossas soluções inovadoras, mas para celebrar e consolidar as parcerias que têm sido cruciais para o nosso crescimento e sucesso”, afirmou a diretora Geral do isaac, Paula Jorge.

Paula ainda destacou a solução isaac Gestão Pro, que oferece insights estratégicos e personalizados para a gestão financeira escolar, permitindo que os gestores identifiquem os principais gargalos da operação. “Estamos confiantes de que esse produto abriria novos caminhos para o desenvolvimento e a excelência no cenário educacional, oferecendo sustentabilidade financeira e crescimento às escolas”, disse.

O diretor da Quero Educação, Marcelo Lima, comentou sobre a participação da marca no evento. “Apresentamos as soluções da Quero Bolsa para captação de alunos no Ensino Superior, do Melhor Escola para captação de alunos do Ensino Básico e da Quero Tutor, nossa solução de inteligência artificial para instituições de ensino superior e educação básica. Tivemos a oportunidade de estar muito próximos de um público qualificado para apresentar o impacto positivo que geramos nos resultados das instituições de ensino. A Quero também foi uma das patrocinadoras oficiais do Ahead By Bett. Levamos conteúdos específicos para instituições de ensino com renomados profissionais do setor. No último ano, a Quero captou mais de 200 mil alunos e compartilhou suas expertises no evento. Estamos muito satisfeitos com os resultados e com a oportunidade de reafirmar o compromisso da Quero Educação em promover inovação para a melhoria da qualidade de ensino e apoiar as instituições nos seus processos de captação de alunos”, afirmou Lima.

Agenda

A Bett Brasil 2025 ocorrerá entre os dias 28 de abril e 1º de maio, no Expo Center Norte (SP).

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